Quem aprecia caminhão, especialmente o Scania V8 de 770 cv e cabine S, já deve ter se deparado nas redes sociais com o motorhome montado nesse modelo e preparado pela Vegini, uma das maiores empresas de preparação desses veículos do País. O caminhão pertence ao empresário Marcos Alexandre Juchem, dono da Arlemar Transportes.
O executivo é fã de caminhão, em especial o Scania com motor V8. Do mesmo modo, sua esposa, Ana Patrícia Caye, além de pilotar caminhões e ajudá-lo na transportadora, também aprecia uma boa decoração. Desse modo, o casal chegou a conclusão que montar um motorhome em um caminhão V8 seria uma baita aventura. E que depois resultaria na viagem em família.

- VEJA MAIS:
- BYD renova sua linha de caminhões e trará novidades ao Brasil
- China vende mais de 70 mil caminhões elétricos pesados e XCMG lidera
- Qualificação de profissionais de manutenção de elétricos vai crescer na Mercedes-Benz
“O Marcos escolheu o caminhão. Mas a cor e a decoração ficou por minha conta. Assim que o veículo estiver homologado, a nossa intenção é viajar pelo Brasil e depois para os países vizinhos”, diz Ana Patrícia, acrescentando que a primeira viagem vai ser ainda neste ano para Bonito, MS.

Paixão pelo V8
Seja como for, antes de trazer todos os detalhes da casa sueca sobre rodas, vale destacar como a preferência pelo motor V8 começou na vida do empresário. Atualmente, o Marcos é dono de alguns raros modelos com essa motorização. Na lista há Scania R 660, 113H, entre outros.
Além do motorhome, Marcos ainda tem mais três modelos da nova geração S770 operando na empresa. A Arlemar Transportes de São Leopoldo, RS, atua na bebidas, sendo empresa cativa da Ambev no Sul do País. Além dos caminhões com os maiores motores da Scania, a marca tem outros modelos com cabine R de 450, 460 e 500 cv, bem como outros da marca Volvo.
Todavia, Juchem é filho de caminhoneiro, e o seu pai, em meados nos anos de 1985, ao se tornar carreteiro, optou pelo Scania 112 com motor V8. Assim, além das memórias afetivas, o dono da transportadora se tornou um apreciador de caminhões, em especial os motores V8 da Scania, que hoje é a única marca do ocidente a fabricar caminhões com essa arquitetura.

O Scania S770 V8 motorhome
De fábrica, o caminhão saiu praticamente com toda a sua originalidade. Incluindo o tanque com capacidade de 315 litros, garantindo a autonomia de 1,2 mil km. Dessa forma, a Scania retirou apenas os porta-bagageiros externos e as saias laterais. Facilitando a integração da cabine ao restante do conjunto.
Além disso, uma porta lateral foi instalada. Assim, o acesso pode ser feito tanto pelo modo tradicional pela cabine do caminhão como pela parte lateral da carreta, por meio de uma escada integrada ao motorhome. E que conta com sistema elétrico de abertura.
O modelo eleito tem tração 6x2. O que segundo Marcos Juchem é melhor para dirigir, graças à maior estabilidade, sobretudo nas curvas. Além disso, o empresário solicitou o modelo com freios retarder por segurança. Assim, passando dos 1.000 cv a capacidade de frenagem no caminhão.
A distância entre os eixos originais de 3.350 mm foi ampliada para 7.350 mm. O que possibilitou a extensão da carreta. Como resultado, o conjunto mede 13,5 m de para-choque a para-choque.

Por dentro do motorhome
A bordo, a cabine é integrada à casa sobre rodas. E no que originalmente seria a estação de descanso, há três bancos Scania, sendo um giratório, todos com cinto de segurança de três pontos. Assim, a bordo é possível transportar cinco pessoas.
A cozinha e a sala também integradas têm armários planejados. E graças ao slide-out elétrico é possível projetar o espaço interno para fora quando o veículo estiver estacionado. Assim, ampliando o local para mais 1,20 metros. Totalizando um espaço de 4,4 m de largura.
Seja como for, o ambiente totaliza 45 m². Há dois quartos, sendo o do casal com suíte e bem equipada, com ducha, cama de casal com armários, nichos com decoração, espelhos e TV de 55”. O segundo quarto conta com uma cama que vira de casal quando o slide-out é aberto, além de mais uma beliche. E cada cama conta com TV integrada de 21”.
Ao total são seis TVs, a maior, de 75” fica na área externa, onde também há uma segunda cozinha, com geladeira e freezer, fogão, pia e no mesmo local há um espaço como se fosse um “porão” que abriga uma máquina lava e seca de 12 quilos.
Todo o sistema de som é da JBL. E para dar mais conforto nos dias quentes, a área externa e as laterais do motorhome são abrigadas por um toldo retrátil eletronicamente. E para garantir conforto no dia a dia, o caminhão é equipado com gerador de 8 mil kW movido a diesel com silenciador, bem como reservatório de água de 1 mil litros.
O veículo levou dois anos para ficar pronto. E o caminhão, mais o motorhome, incluindo todos os equipamentos e a decoração, somaram o valor de R$ 3 milhões.