Notícias

Após atrasos, Tesla está pronta para iniciar a produção do caminhão elétrico Semi

Fábrica em Nevada está concluída e a Tesla inicia a instalação das linhas de montagem para produzir em série o Semi ainda em 2025

Thiago Vinholes

29 de out, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Motors, Tesla Semi, caminhão elétrico
Tesla Semi na rampa de lançamento: produção seriada começa nos próximos meses
Crédito:Tesla Motos/Divulgação

A Tesla Motors entrou na fase final para iniciar a produção em série do caminhão elétrico Semi em sua nova fábrica de Reno, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. De acordo com o vice-presidente de Engenharia de Veículos da marca, Lars Moravy, a construção da planta foi concluída e a instalação das linhas de produção já está em andamento. A empresa divulgou a informação durante a teleconferência com investidores sobre os resultados do último trimestre, em 22 de outubro.

Segundo Moravy, a fábrica vai iniciar a operação piloto de montagem em série dos caminhões ainda neste ano. Em 2026, a empresa ampliará gradativamente a produção até alcançar a “capacidade real” no segundo semestre, como relatou o executivo. A Tesla projetou a planta em Nevada para produzir 50.000 caminhões elétricos por ano.

“Nossa fábrica está seguindo o cronograma. Terminamos a construção e agora estamos instalando os equipamentos da linha de produção”, declarou Moravy.

Tesla tenta cumprir cronograma após anos de atrasos

O Semi foi apresentado pela Tesla em 2017, com lançamento originalmente previsto para 2019. No entanto, a empresa enfrentou sucessivos adiamentos ligados a desafios técnicos, limitações de fornecimento de baterias e mudanças de prioridade nos investimentos. A companhia iniciou a construção da fábrica em 2023. A planta fica no complexo da Gigafactory Nevada da Tesla, que já abriga parte da produção de células de bateria e componentes elétricos do caminhão.

Semi Truck, caminhão elétrico, Pepsi Co.,
A Pepsi Co é um dos operadores de teste do Tesla Semi nos EUA - Tesla Motos/Divulgação

Apesar do histórico de atrasos, a Tesla indica que desta vez o projeto avança de forma consistente. O caminhão faz parte da estratégia da montadora para entrar de vez no mercado de transporte pesado e criar um portfólio de veículos elétricos de grande porte.

Além disso, o vice-presidente de Engenharia afirmou na teleconferência que a fabricante vem aperfeiçoando o modelo com base em testes de campo e retorno de clientes. Entre as melhorias recentes estão um novo design de espelhos retrovisores, bem como uma bateria de alta voltagem mais eficiente, capaz de manter a autonomia projetada com menor custo e peso total.

Tesla Semi

O Tesla Semi é um caminhão elétrico da Classe 8 dos EUA. Ou seja, é um caminhão pesado e projetado para o transporte de longa distância. Conforme dados disponíveis no website da marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 20 segundos mesmo com carga máxima de 37.200 kg, impulsionado por três motores elétricos. Além disso, a autonomia varia de 480 a 800 quilômetros, dependendo da configuração da bateria.

Tesla Motors, Tesla Semi
Sem cromados, nem capô longo: design do Semi é focado na eficiência - Tesla Motos/Divulgação

O caminhão da Tesla também tem um design bem distinto dos veículos pesados de outras marcas dos EUA, com formato pensado para obter maior eficiência aerodinâmica. No interior, outra inovação: o assento do motorista fica posicionado no centro da cabine e todos os mostradores são distribuídos em telas digitais. O modelo ainda possui equipamentos eletrônicos de segurança e auxílio de condução.


Atualmente, cerca de 100 exemplares do Semi estão em serviço nos EUA em operações piloto com grandes empresas locais, como a Pepsi. Nos últimos anos, a Tesla Motors montou esses veículos de forma artesanal em instalações temporárias na Gigafactory Nevada, que nos próximos meses iniciará a produção em série do tão esperado caminhão elétrico da empresa de Elon Musk.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião