A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) tem novo presidente. Trata-se de José Carlos Spricigo. Dessa forma, vai liderar a Anfir nos próximos três anos.
A eleição foi feita na quinta-feira (15). A escolha foi do conselho de administração. A Assembleia Geral Ordinária foi 100% virtual.
Spricigo tem formação contábil e jurídica. E cursou MBA em Gestão Empresarial na FGV. O novo presidente da Anfir sucede Norberto Fabris
Publicidade
Spricigo é CEO da Librelato. Além disso, preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Extremo Sul Catarinense (Sindimetal).
Também é diretor da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). E conselheiro de Inovação na Universidade SATC.
Desafios do setor
Um dos desafios do setor é vencer o gargalo da cadeia de implementos. Também preocupa os executivos do setor a alta no preço do aço.
Em fevereiro, a Anfir alertou que o setor está saindo de um período de quarto anos de crise. E, por isso, não conseguiria absorver as altas dos preços de matérias-primas.
Portanto, isso pode quebrar o ritmo de recuperação. Assim, haveria inclusive risco de um retrocesso nas vendas. Ou seja, para patamares de anos anteriores.
Segundo a Anfir, mercado está se recuperando
Seja como for, as vendas de implementos rodoviários estão em alta. No acumulado de janeiro a março de 2021, o setor vendeu 35.883 unidades.
Ou seja, houve crescimento de 41,5% na comparação com igual período de 2020. Em números absolutos, estamos falando de 25.351 implementos. Segundo a Anfir, isso comprova que os negócios estão se consolidando.
Portanto, as interrupções na produção não prejudicaram a indústria. Ao menos por ora.
As paralisações foram feitas para atender as regras de isolamento social. Em outras palavras, têm o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus.