A Allison Transmission fez uma parceria com a Cummins para testar e validar o novo motor Cummins X15N de 15 litros, a gás natural. O motor trabalha em conjunto com A transmissão automática Allison da Série 4000. A Sandman, empresa de transporte de cimento, com sede em San Jose, na Califórnia, Estados Unidos, rodou mais de 80 mil km em avaliação de campo. A empresa relata melhorias significativas no custo com combustível, bem como no desempenho dos caminhões.
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O trem de força foi testado em um cavalo-mecânico da Peterbilt. O caminhão estava atrelado reboques duplos de transporte de cimento a granel. “Há mais de 20 anos, aderimos às transmissões automáticas Allison. Os caminhões transportam cargas de quase 40 toneladas no trânsito pesado entre San Jose e São Francisco várias vezes ao dia. Ou seja, percorrem um trecho com inúmeras arrancadas e paradas”, diz o gerente de frota da Sandman, Victor Landaverde.
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Combinação do motor e caixa
Segundo a Allison, as transmissões da Série 4000 foram projetadas para oferecer maior desempenho e consumo de combustível otimizado. Assim, seu conversor de torque melhora a função de multiplicar a força do motor, de acordo com a fabricante. Dessa forma, aumenta significativamente a capacidade de arrancada, dirigibilidade e produtividade geral.
A combinação da transmissão Série 4000 com o motor X15N formou um conjunto 226 kg mais leve do que a versão convencional a diesel do motor de 15 litros. Dessa forma, vai proporcionar redução do consumo de combustível, bem como das emissões de poluentes das frotas de caminhões. Além disso, vai reduzir também o custo total de operação.
Todavia, a transmissão da Série 4000 utilizada durante a avaliação da Sandman também conta com o FuelSense 2.0. Ou seja, um sistema exclusivo de software e controles eletrônicos que podem proporcionar redução do consumo de até 6%, de acordo com informações das fabricantes.
“As transmissões totalmente automáticas Allison são agnósticas em termos de combustível. Ou seja, podem ser agregadas a várias fontes de energia. Incluindo diesel, gás natural, híbrido elétrico, célula a combustível e bateria”, explica o vice-presidente de vendas da América do Norte da Allison Transmission, Rohan Barua.
À medida que a indústria continua a avaliar veículos elétricos e trabalha para superar os obstáculos enfrentados pela adoção da tecnologia, espera-se que mais clientes adotem motores de combustíveis alternativos. Afinal, são soluções para atender às crescentes restrições de emissões de poluentes.
“Estamos ansiosos por essa parceria com a Cummins e com as demais fabricantes de caminhões. O que ajudará os usuários a reduzir a pegada de carbono sem sacrificar a produtividade e a eficiência da frota. Estamos confiantes de que a combinação do motor Cummins X15N com uma Allison 4000 é a solução ideal”, diz o executivo da Allison.
Os caminhões Peterbilt e Kenworth equipados com o motor X15N e as transmissões automáticas Allison já estão disponíveis para encomenda no mercado norte-americano. Porém, a empresa não informa se vai oferecer essa solução para as fabricantes de caminhões instaladas no Brasil.