A Volvo introduziu novos recursos aerodinâmicos em seus caminhões pesados com o objetivo de reduzir o consumo de combustível. Os avanços estão presentes nos modelos FH, FH Aero e FM, com alterações que incluem estabilizadores de fluxo de ar na cabine, defletores estendidos e carenagens do chassi redesenhadas. De acordo com a montadora, essas mudanças podem melhorar a eficiência em até 7% em relação ao FH convencional anterior.
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A cabine do FH Aero foi alongada em 24 centímetros, o que permitiu incorporar as novas soluções sem alterar a estrutura do veículo. Entre os principais ajustes está a instalação de pequenos estabilizadores nos cantos superiores da cabine. O formato segue o padrão de palhetas oblíquas usado em aviões e motores a jato, com a função de redirecionar o fluxo de ar e reduzir a turbulência frontal.
Melhorias integradas melhoram a aerodinâmica
Além dos estabilizadores, os caminhões pesados da Volvo receberam defletores de ar 50 mm mais longos para reduzir o vão entre a cabine e o reboque. Ademais, a fabricante redesenhou as carenagens do chassi e alinhou melhor a lateral do veículo com o para-lama traseiro. Conforme divulgado pela Volvo, esses três elementos atuam de forma integrada e ampliam o efeito de redução de arrasto quando combinados.

As melhorias estão disponíveis para caminhões com motores a diesel, gás ou tração elétrica. No entanto, a Volvo aplica os estabilizadores de fluxo apenas nos modelos FH e FH Aero. O foco principal está em operações de longa distância, onde o impacto da aerodinâmica sobre o consumo de combustível é mais relevante.
Testes em túnel de vento direcionaram o projeto
A Volvo utilizou simulações digitais e ensaios em túnel de vento para validar as mudanças. Segundo o fabricante, a meta era controlar o fluxo de ar em microescala e gerar impacto direto na eficiência energética em alta velocidade. De acordo com Anders Tenstam, especialista sênior em tecnologia de aerodinâmica da Volvo Trucks, o desenvolvimento incorporou conceitos usados em outros setores de alta performance.

“Pensamos fora da caixa, usando uma técnica comumente aplicada em aviões, carros de Fórmula 1 e turbinas eólicas. Os cantos superiores da cabine são extremamente críticos para a aerodinâmica e, com nosso novo Sistema de Monitoramento de Câmera, conseguimos acessar novos potenciais nessa área, usando pequenas palhetas para controlar o fluxo de ar em microescala, criando um efeito em macroescala”, afirmou Tenstam.