Notícias

Adoção de frota elétrica já envolve quase 40% das empresas brasileiras, indica levantamento

Cerca de quatro em cada dez empresas brasileira já possui ou planejam adquirir veículos elétricos, segundo pesquisa da Edenred

Thiago Vinholes

04 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

empresas, Volvo, FM Electric, caminhão elétrico
Caminhão elétrico Volvo FM Electric está em testes no Brasil
Crédito:Volvo/Divulgação

Atualmente, cerca de quatro em cada dez empresas brasileiras já possuem ou planejam adotar veículos elétricos em suas frotas, segundo pesquisa realizada pela Edenred Ticket Log com gestores de 300 empresas. O estudo realizado pela empresa especializada em soluções de mobilidade corporativa revelou que 18% das companhias já utilizam veículos elétricos, enquanto outros 18% pretendem incorporá-los nos próximos três anos.

Entre as empresas que já operam veículos elétricos, 60% apontaram que a decisão foi motivada por metas de descarbonização. Além disso, 47% mencionaram a busca por inovação como principal fator. Ademais, 23% dessas empresas já estabeleceram metas para ampliar o uso de modelos movidos a bateria em suas frotas. Entre aquelas que ainda não adotaram os veículos, mas planejam, 69% indicaram que a descarbonização é o principal objetivo.

Bruno Barbosa, diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil, comentou: “Quando adotamos tecnologias mais limpas, estamos não apenas otimizando a operação, como também alinhando nossos negócios às expectativas sociais de descarbonização, catalisando a inovação e fortalecendo o compromisso com um futuro mais sustentável”.

Crescimento do mercado de veículos eletrificados no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados — elétricos e híbridos — atingiu cerca de 100 mil unidades vendidas no Brasil no primeiro semestre de 2025. Esse total representa um crescimento de 195% em dois anos, indicando o aumento do interesse da sociedade e do setor corporativo pela eletrificação, segundo a pesquisa da Edenred Ticket Log.

“Embora o Brasil ainda tenha um caminho a percorrer, nossa pesquisa concluiu que 18% das empresas já possuem algum veículo elétrico ou híbrido. Isso mostra o quanto a eletrificação de frotas tem sido um movimento de transformação para uma mobilidade mais sustentável”, concluiu Barbosa.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião