Atualmente, cerca de quatro em cada dez empresas brasileiras já possuem ou planejam adotar veículos elétricos em suas frotas, segundo pesquisa realizada pela Edenred Ticket Log com gestores de 300 empresas. O estudo realizado pela empresa especializada em soluções de mobilidade corporativa revelou que 18% das companhias já utilizam veículos elétricos, enquanto outros 18% pretendem incorporá-los nos próximos três anos.
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Entre as empresas que já operam veículos elétricos, 60% apontaram que a decisão foi motivada por metas de descarbonização. Além disso, 47% mencionaram a busca por inovação como principal fator. Ademais, 23% dessas empresas já estabeleceram metas para ampliar o uso de modelos movidos a bateria em suas frotas. Entre aquelas que ainda não adotaram os veículos, mas planejam, 69% indicaram que a descarbonização é o principal objetivo.
Bruno Barbosa, diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil, comentou: “Quando adotamos tecnologias mais limpas, estamos não apenas otimizando a operação, como também alinhando nossos negócios às expectativas sociais de descarbonização, catalisando a inovação e fortalecendo o compromisso com um futuro mais sustentável”.
Crescimento do mercado de veículos eletrificados no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o número de veículos eletrificados — elétricos e híbridos — atingiu cerca de 100 mil unidades vendidas no Brasil no primeiro semestre de 2025. Esse total representa um crescimento de 195% em dois anos, indicando o aumento do interesse da sociedade e do setor corporativo pela eletrificação, segundo a pesquisa da Edenred Ticket Log.
“Embora o Brasil ainda tenha um caminho a percorrer, nossa pesquisa concluiu que 18% das empresas já possuem algum veículo elétrico ou híbrido. Isso mostra o quanto a eletrificação de frotas tem sido um movimento de transformação para uma mobilidade mais sustentável”, concluiu Barbosa.