O Actros com motor de 530 cv, o mais potente da linha no Brasil, vai ganhar versão 6x2. Atualmente, esse Mercedes-Benz está à venda na versão 2653, com tração 6x4. Segundo a marca, o seis-cilindros gera 265,3 mkgf de torque. Como resultado, o caminhão pode ser acoplado a implementos como bitrem, bitrenzão e rodotrem. Isso porque o peso bruto total combinado (PBCT) é de até 74 toneladas. Ainda não há informações sobre o preço da nova versão, que vai ser batizada de Actros 2553 6x2. Porém, deve ficar abaixo da tabela do Actros 2653 6x4, que é de cerca de R$ 1,2 milhão.
De acordo com a Mercedes-Benz, a nova versão do Actros tem destino certo. Ou seja, operações de transporte rodoviário que precisam de altas potência e torque. Porém, não necessitam de caminhões traçados. Com isso, o novo modelo pode atender antigos compradores do Axor, que saiu de cena em 2022. O modelo deixou de ser produzido por não atender as regras do Proconve P8. A nova lei de controle de emissões de poluentes, equivalente ao Euro 6, entrou em vigor no Brasil em janeiro deste ano.
Leia Mais
- Mercedes-Benz Actros tem banheiro, cozinha e foca caminhoneiras
- Ladair Michelon, comprador do primeiro Scania no Brasil, lança livro
- Caminhoneiro do futuro; o que é preciso para continuar na profissão
Actros 2553 6x2 chega neste ano
Segundo da fabricante, a nova opção chega neste ano. Além dos bons números gerados pelo motor OM 471, de 13 litros, o caminhão vai trazer vários sistemas de segurança e conectividade. De acordo com a regra adotada pela Mercedes-Benz, os números nos nomes dos caminhões indicam suas capacidades. Ou seja, os dois primeiros são a tração do cavalo-mecânico e os finais, a potência do motor. Vale lembrar que muitas vezes esses valores são aproximados.
Publicidade
A nova opção também deve atender operações de transporte de produtos perigosos. Assim como os de alto valor agregado, como veículos. Segundo o gerente de marketing do produto da Mercedes-Benz, Edgar Bertini, muitos empresários do setor prezam por segurança e tecnologia. "Eles também dão valor à sofisticação", diz. Portanto, o novo Actros 2553 6x2 vai ser uma boa opção para esses transportadores.
Actros compartilha motor com Freightliner
De acordo com a Mercedes-Benz, o OM 471 foi desenvolvido em parceria com a Detroit Diesel. Ou seja, a divisão de motores da Daimler Truck nos Estados Unidos. Portanto, trata-se do mesmo motor utilizado por modelos da Freightliner nos EUA, onde é batizado de DD13. Além disso, na Europa o seis-cilindros equipa a linha Actros em versões de 11, 13 e 15 litros.
Lançado há pouco mais de 20 anos, o OM 471 está na terceira geração. Entre os destaques, o torque de 265,3 mkgf fica disponível entre 950 e 1400 rpm. Além disso, os 530 cv garantem velocidade média de cerca de 70 km/h com rotação abaixo das 1.200 rpm. Como resultado, o caminhão pode rodar com folga dentro da faixa verde de consumo. Assim, há baixo nível de emissões de poluentes.