Notícias

ABB projeta robô para recarga de caminhões elétricos

Robô apresentado na MINExpo 2024 dispensa a intervenção humana na recarga de veículos à bateria em áreas de mineração

03 de out, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

ABB
Robot ACD da ABB recarrega caminhões elétricos sem intervenções humanas
Crédito:ABB/Divulgação

A ABB, uma empresa suíça especializada em automação, apresentou na MINExpo 2024, em Las Vegas, Estados Unidos, a primeira versão de seu robô industrial projetado para recarregar caminhões elétricos. Dessa forma, o equipamento chamado "Robot ACD" vai operar em sites de mineração, realizando a recarga de veículos movidos à bateria sem a necessidade de intervenção humana.

A fabricante japonesa de equipamentos pesados Komatsu, parceira da ABB no desenvolvimento do robô, exibiu o dispositivo em seu estande na feira americana. Ademais, as mineradoras Boliden e BHP também participam do projeto.

Atualmente, um protótipo do Robot ACD passa por testes em laboratórios da ABB na Suécia. Conforme divulgado pela empresa, uma versão aprimorada do equipamento será submetido até o fim deste ano a avalições em situações reais na mina de cobre Aitik da Boliden, no norte do país escandinavo.


Publicidade

Robô da ABB opera em condições adversas

A companhia suíça anunciou que o robô é compatível com todos os tipos de caminhões elétricos. Além disso, o equipamento oferece interoperabilidade com conectores, interfaces e carregadores disponíveis no mercado. A ABB informou que o dispositivo pode receber adaptações para integrá-lo a futuros veículos e encaixes elétricos.

De acordo com a ABB, o robô de recarga opera em condições adversas em áreas de mineração, enfrentando temperaturas extremas, lama, poeira e riscos mecânicos e químicos.

O desenvolvimento do Robot ACD é parte da iniciativa CharIN, que tem a ABB como um dos membros fundadores. O objetivo do programa é criar soluções e padronizações para a descarbonização do setor de mineração com novas tecnologias de eletrificação.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião