O Scania S 770 V8 é o caminhão com o motor mais potente do País. Por isso, o modelo desperta curiosidades. Uma delas é saber sobre o consumo de diesel. Por essa razão, o Estradão consultou a ficha técnica do veículo fornecida pela Scania. Para chegar ao valor de abastecimento do S 770, consideramos o preço médio do litro do diesel S10 no Brasil. Nesta primeira semana de maio, o valor está em torno de R$ 6,26 por litro do combustível.
VEJA MAIS:
- Scania lança caminhão a gás com coletor lateral de lixo na Agrishow
- Bloqueio de celular de caminhoneiro visa reduzir acidentes de trânsito
- Mercedes-Benz lança micro-ônibus LO 916R de uso misto
Além disso, consideramos o abastecimento do Scania S 770 na versão 6x2 com distância entre os eixos de 3.350 mm. O modelo tem despertado o interesse dos frotistas para atrelar em composições como quatro eixos ou mesmo cegonhas que gostam desse caminhão pela maior velocidade média. Mesmo sem a necessidade de tanta potência.

Mas, por se tratar de um caminhão único, com motor de oito cilindros em V, traz exclusividades que agradam também fãs de caminhões e colecionadores. Há quem já esteja buscando o modelo para motorhome.
Capacidade dos tanques
Seja como for, nessa configuração de tração, o chassi pode receber dois tanques de cada lado. De série do lado esquerdo o tanque conta com 395 litros de capacidade. Mas, como opcional, o cliente pode receber tanque de até 510 litros dos dois lados. Essa configuração de tanque é o limite oferecido pela Scania.
Dessa forma, considerando essa composição mais usada pelos clientes, de 395 litros e 510 litros, encher o tanque do Scania S 770 V8 custa em torno de R$ 5.665. Ou seja, o equivalente a quase quatro salários mínimos, cujo valor unitário atual é de R$ 1.518.
Scania S 770 V8 ganha transmissão do Super
O novo Scania V8 S 770 foi apresentado na Fenatran de 2024. Como novidade, o caminhão chega com a caixa G38. Ou seja, com os mesmos atributos técnicos das transmissões da linha Super, G25 e G33. Ela é 80 kg mais leve e de maior torque de 387,7 mkgf. Sua lubrificação otimizada, ou seja, de spray e não banhada garante maior vida útil. Além de troca de marcha mais rápida, de 150 milissegundos.
Seja como for, a primeira marcha é quatro vezes mais reduzida (20:81) e a última é Overdrive (0.78). Em outras palavras, na prática o caminhão conta com maior capacidade de partida em rampa na primeira marcha. E mais economia na última marcha.

No quesito dirigibilidade, o motorista está apoiado pela suspensão a ar na parte dianteira. Dessa forma, entrega mais conforto ao operador. Além disso, o cliente consegue fazer a leitura de peso de todos os eixos do caminhão.
Exclusivo nos detalhes
A bordo, o Scania é oferecido com o que há de mais requinte e similar ao automóvel de luxo. Conta com bancos de couro e com o logo do V8 Scania e detalhes costurados na cor vermelha. Além disso, a empunhadura do volante é também de couro. Os mesmos detalhes do logo V8 podem ser vistos no painel e em alguns detalhes externos da cabine.
Como novidade, desde o início de maio toda a família de caminhões Scania sai de fábrica com o novo painel Smart Dash. Ou seja, com painel de instrumentos digital e tela multimídia nas opções de 10,1” e 12,9”.
Se o empresário de transporte está considerando investir no Scania S 770 V8, deve saber que além de potência, o caminhão entrega tecnologia, conforto e status. No entanto, também exige um investimento considerável na hora de abastecer.