A Mack aproveitou encontro anual de concessionários da marca, em Allentown, na Pensilvânia, Estados Unidos, para apresentar um novo representante de caminhões rodoviários, o Anthem. Com o modelo, a fabricante inaugura uma geração de caminhões para longas distâncias, na qual reinterpreta conceitos de aerodinâmica, conforto e conectividade.
“O Anthem é um dos mais significativos lançamentos na história da Mack. O modelo combina nossas mais recentes inovações com mais de um século de know-how na construção de caminhões”, resume Dennis Slagle, presidente da fabricante. “O resultado é um veículo concebido tanto para proporcionar resultado aos negócios quanto para o bem-estar do motorista.”
Sem perder a identidade característica da marca, a Mack reformulou o desenho externo com linhas mais arrendondas em busca de melhor eficiência aerodinâmica, como também elaborou novos ambientes internos com ênfase no conforto e na produtividade do condutor. O caminhão estará disponível em diversas configurações de cabines, desde as chamadas Day Cab, sem a presença de leito, às Sleepers, mais próximas a pequenos apartamentos sobre rodas.
Publicidade
Segundo a Mack, o design do Anthem permite menor resistência do ar, proporcionando economia de até 3% no consumo de combustível na comparação com geração anterior. Os aprimoramentos estão no capô, no teto, nas capas dos retrovisores externos e no para-choque. A fabricante também optou pela iluminação de LED em toda a parte externa para oferecer feixe de luz mais amplo e brilhante.
O interior é completamente novo com o objetivo de melhorar funcionalidade, ergonomia e conveniência. Os indicadores no painel ficaram mais agrupados para uma leitura mais rápida, enquanto os ajustes de temperatura do ambiente e o acesso à transmissão automática estão mais perto das pontas dos dedos do motorista. No volante multifuncional, presença de controles iluminados facilitam o acionamento dos sistemas Bluetooth e de áudio.
Além de uma tela de 5 polegadas atrás da direção que fornece informações técnicas do veículo, da pressão dos pneus a um assistente de inspeção que orienta o motorista antes das viagens, uma segunda tela de 7 polegadas sensível ao toque se encarrega de agrupar sistema de navegação, câmeras de ré e entretenimento.
No trem de força a fabricante permite ao cliente combinar motores de 11 litros com 425 cv ou de 13 litros com 505 cv acoplados a transmissões automáticas de 12 ou 14 velocidades. A produção do novo caminhão começa no primeiro trimestre do ano que vem.