A Ituran apresentou duas novidades que elevam o patamar de segurança, conectividade e inteligência operacional no segmento de frotas corporativas. Trata-se do A.R.I. (Accident Reconstruction Information), tecnologia que funciona como uma Caixa-Preta Automática, e do Fleet-IQ, aplicativo que leva toda a telemetria da empresa para o smartphone do gestor.
As soluções atendem empresas, locadoras e prestadoras de serviço que utilizam veículos de leves a pesados em operações intensivas em frotas. Além disso, ampliam o controle sobre a frota ao aplicar telemetria de alta precisão, análise avançada de dados e respostas automáticas em situações críticas.
VEJA MAIS:
- Quanto custa rodar com caminhão elétrico ou hidrogênio frente ao diesel; confira
- Scania projeta 2026 estável e recuperação só a partir de juros menores
- DAF e Bosch brilham no Caminhão Internacional do Ano 2026
Tecnologia israelense
Desenvolvido com tecnologia israelense, o A.R.I. adiciona uma camada inédita de inteligência ao Ituran Safety. Ou seja, ele interpreta, em tempo real, movimentos do veículo, detecta colisões de forma instantânea. Assim, registra informações essenciais para reconstituir qualquer evento de impacto.
Diretor corporativo da Ituran Brasil, Alexandre Carrizo diz que o recurso muda a lógica de segurança no setor. “O A.R.I. registra, com precisão milimétrica, os segundos que antecedem e sucedem um impacto. O gestor passa a contar com um histórico técnico completo para analisar riscos, tomar decisões e acionar equipes de suporte. É uma tecnologia que reduz custos, acelera processos e preserva vidas”, afirma.

Para isso, o equipamento registra 50 medições por segundo, armazenando automaticamente os 50 segundos anteriores e os 25 posteriores à colisão. Dessa forma, cria uma base confiável para auditorias, prevenção de fraudes, acordos com seguradoras e cooperação com montadoras.
Fleet-IQ coloca o gestor no centro da decisão em tempo real
A segunda inovação da Ituran avança na mobilidade da gestão. O novo Fleet-IQ leva para o celular toda a inteligência de telemetria responsável por monitorar rotas, consumo, bem como estilo de condução, manutenção, localização e alertas de segurança.
O aplicativo transforma dados complexos em análises práticas. Assim, permite que o gestor tome decisões rápidas, mesmo fora do escritório. Além disso, organiza informações sobre condutores, eventos de risco, desempenho operacional e saúde dos veículos em tempo real.
“O gestor de frota passa a ter controle total na palma da mão. O Fleet-IQ converte dados em insights que reduzem custos, aprimoram o uso da frota e aumentam a segurança dos motoristas”, explica Carrizo.
Impacto direto no desempenho corporativo
Para o CEO da Ituran Brasil, Amit Louzon, as soluções fortalecem o papel da empresa como parceira estratégica de negócios que dependem de mobilidade. “Com o A.R.I. e o Fleet-IQ, oferecemos um ecossistema completo de segurança, eficiência e conectividade. Essas tecnologias trazem mais transparência às operações, evitam perdas”, afirma.
Como o A.R.I. atua
- Detecção instantânea de impacto: sensores captam colisões em milissegundos.
- Registro automático: grava os 50 segundos anteriores e 25 posteriores ao evento.
- Análise inteligente: algoritmos interpretam direção, intensidade e dinâmica da batida.
- Resposta imediata: alertas automáticos podem acionar gestores, centrais ou emergências.
- Relatórios técnicos: facilitam auditorias, reduzem custos e aumentam a precisão nas investigações.