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DAF e Bosch brilham no Caminhão Internacional do Ano 2026

DAF conquista o título de Caminhão Internacional do Ano pela terceira vez em cinco anos, e Bosch recebe o Prêmio de Inovação com tecnologia que amplia segurança

Redação

24 de nov, 2025 · 4 minutos de leitura.

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DAF XD e XF ganham prêmio
DAF XD e XF ganham prêmio
Crédito:DAF/Divulgação
DAF XD e XF ganham prêmio

A DAF e a Bosch protagonizaram a noite de gala do International Truck of the Year 2026 (Caminhão Internacional do Ano 2026), realizada na Europa. A montadora holandesa celebrou um feito impressionante, afinal, garantiu o título de Caminhão Internacional do Ano 2026 com os modelos XD/XF Elétrico. Modelos que não estão ainda à venda no Brasil.

Além disso, a vitória reforça uma fase histórica para a fabricante, que conquistou o prêmio pela terceira vez em apenas cinco anos.

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Assim, a marca continua ampliando a sua presença no transporte pesado. Sobretudo porque o júri, composto por 24 jornalistas especializados, valorizou a eficiência energética e a solução técnica adotada pela DAF.

Segundo o presidente do júri, Florian Engel, a configuração com motor elétrico central e eixo traseiro convencional mostra desempenho equivalente ao de sistemas com eixo elétrico integrado. Além disso, oferece uma distribuição de peso mais equilibrada. O que amplia as aplicações e torna a plataforma versátil para diferentes operações.


Bosch vence o Prêmio de Inovação com alerta avançado de perigos

A Bosch também subiu ao palco e recebeu o Prêmio de Inovação em Caminhões 2026 pelo seu Serviço de Alerta de Perigos na Estrada. Ou seja, tecnologia que redefine padrões de segurança. A solução identifica e comunica, em tempo real, riscos como neblina densa, tempestades, acidentes e panes.

Desde 2024, milhões de carros já utilizam o serviço, enquanto caminhões da Mercedes-Benz passaram a receber o sistema no mesmo período. Dessa forma, a tecnologia reduz a probabilidade de acidentes graves em pistas escorregadias ou com baixa visibilidade, além de antecipar situações de risco que podem comprometer o fluxo do transporte de cargas.

Para o presidente do júri, Engel, o impacto do uso de big data na segurança viária já é real e crescente. Além disso, essa ferramenta representa um avanço essencial rumo à condução automatizada na Europa.

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