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Quanto custa rodar com caminhão elétrico ou hidrogênio frente ao diesel; confira

Empresas europeias derrubam o preço do hidrogênio e comparação mostra que, mesmo assim, o caminhão diesel ainda mantém vantagem

Andrea Ramos

24 de nov, 2025 · 7 minutos de leitura.

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Caminhão elétrico ou diesel
Milence
Crédito:Milence/Divulgação
Caminhão elétrico ou diesel

A discussão sobre o custo real da transição energética voltou a ganhar força na Europa, especialmente entre frotistas que buscam entender quanto pagam para carregar um caminhão elétrico ou abastecer um modelo movido a hidrogênio. Todavia, além do investimento inicial nos veículos, o gasto por quilômetro rodado ainda define a escolha entre eletricidade, hidrogênio ou diesel.

No entanto, duas novidades recentes mexeram nessa conta. A a nova tabela de preços da Milence (rede pública de carregamento formada por Daimler Truck, Traton Group e Volvo Group). Assim culminando na queda histórica no valor do hidrogênio anunciada pela Hylane, esta, empresa que aluga caminhões elétricos e a hidrogênio no mercado europeu.

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Seja como for, a Milence, inaugurou recentemente sua 30ª estação e divulgou uma política de preços revisada para janeiro de 2026. Antes, todos os mercados pagavam € 0,399/kWh (R$ 2,45 na conversão direta). Porém, a partir de agora, cada país terá um valor específico, refletindo custos locais de energia, impostos e infraestrutura.

Na prática, isso cria uma média de € 0,379/kWh (cerca de R$ 2,33) em oito países da Europa Ocidental. Além disso, o valor fica muito abaixo das grandes redes de recarga de automóveis, que chegam a cobrar mais que o dobro.


Carregar caminhão elétrico fica mais barato, porém ainda longe do diesel

Mas quando se compara esse custo ao diesel, o cenário ainda favorece o combustível fóssil. Ou seja, um caminhão elétrico de 40 toneladas consome cerca de 110 kWh/100 km. Multiplicando pelo preço médio da Milence, o custo chega a € 42 (cerca de R$ 257) a cada 100 km. Considerando o diesel europeu a € 1,50 por litro (R$ 9,21 na conversão direta), isso equivale a 28 litros. E como caminhões modernos consomem cerca de 25 l/100 km, o diesel se mantém, por ora, ligeiramente mais econômico.

Todavia, a diferença diminui conforme a eletrificação avança e novos contratos de energia renovável se tornam disponíveis.

Caminhão elétrico ou diesel
Os preços da rede Milence e a redução no valor do hidrogênio pela Hylane são avanços importantes

Hidrogênio cai pela metade, todavia segue longe de competir

No caso do hidrogênio, a redução anunciada pela Hylane chamou atenção do setor. A empresa alemã informou que o abastecimento custará € 8/kg (aproximadamente R$ 49) em estações de Düsseldorf e Mannheim a partir de 2026.

Para efeito de comparação, o preço médio da Alemanha supera € 15/kg (cerca de R$ 92). Enquanto postos da Polônia chegam a € 16,5/kg (R$ 101). A redução ocorreu por meio de acordos de fornecimento e receitas provenientes do mercado de créditos de emissões. Além disso, a Hylane afirmou que este seria o momento em que o hidrogênio finalmente alcançaria o custo do diesel. Porém, as contas mostram outra realidade.


Segundo testes da Mercedes-Benz, um caminhão pesado a hidrogênio consome cerca de 7 kg/100 km. Com o novo preço da Hylane, o custo por 100 km chega a € 56 (R$ 343). Isso corresponde ao equivalente financeiro de 39 litros de diesel ou 149 kWh de eletricidade.

Em outras palavras, mesmo com o corte agressivo no preço, o hidrogênio ainda custa quase o dobro por quilômetro rodado quando comparado ao diesel e permanece acima da eletricidade. Assim, embora exista um avanço claro no custo do hidrogênio, o combustível continua distante de uma competitividade real frente às alternativas já estabelecidas.

Dessa forma, o início de 2026 mostra progresso, porém ainda deixa evidente que o diesel se mantém como a opção mais barata para operações pesadas de longa distância. Todavia, o movimento da Milence e da Hylane aponta para uma tendência clara. Conforme o mercado se estrutura, os custos de eletrificação e do hidrogênio tendem a cair. Além disso, incentivos regulatórios e contratos de energia verde devem acelerar essa convergência nos próximos anos.

Tabelas de preços para 2026 na Europa (tarifas Milence para caminhão elétrico)

Bélgica: € 0,379/kWh (R$ 2,33)

Dinamarca: € 0,37/kWh* (R$ 2,27)


França: € 0,339/kWh (R$ 2,08)

Espanha: € 0,339/kWh (R$ 2,08)

Países Baixos: € 0,399/kWh (R$ 2,45)

Alemanha: € 0,399/kWh (R$ 2,45)

Suécia: € 0,33/kWh* (R$ 2,03)


Reino Unido: € 0,47/kWh* (R$ 2,88)

Itália: € 0,399/kWh (R$ 2,45)
Média: € 0,379/kWh (R$ 2,33)

*Valores convertidos de moedas locais.

Custos por 100 km

Elétrico (40 t): € 42 (R$ 257)

Diesel equivalente (28 litros x € 1,50/l): € 42 (R$ 257) -(Consumo real típico: 25 l/100 km)


Hidrogênio (7 kg a € 8/kg): € 56 (R$ 343)

Fonte: Milence/Hylane

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