A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, iniciou um projeto-piloto que pode redefinir o processo de abastecimento de GLP no Brasil. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a EGSA do Brasil, testa em São Paulo um caminhão equipado com um sistema de bombeamento alimentado por energia solar.
Além disso, o protótipo nasce como resposta direta à necessidade de diminuir o uso de diesel. E, consequentemente, reduzir as emissões de CO₂ em operações de distribuição.
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Tradicionalmente, o abastecimento depende do motor do caminhão. A bomba de GLP funciona por meio da tomada de força ligada ao câmbio, o que obriga o veículo a permanecer ligado durante todo o processo.
Tecnologia solar muda o abastecimento de GLP
Todavia, esse método consome combustível e intensifica a pegada de carbono da operação. Agora, o modelo testado pela Supergasbras adota outra lógica. Ou seja, placas solares instaladas no topo do tanque convertem a luz do sol em energia elétrica. Em seguida, essa energia, somada ao excedente produzido pelo alternador, alimenta uma bateria localizada atrás da cabine. Essa bateria, por sua vez, impulsiona um motor elétrico dedicado ao acionamento da bomba.
Assim, o caminhão realiza todo o abastecimento desligado, o que elimina o consumo de diesel durante a operação e avança na meta de eficiência energética. Além disso, a energia solar captada serve exclusivamente ao processo de bombeamento, garantindo independência e estabilidade no sistema.
Para a gerente de logística da Supergasbras, Fabiana Simões, o projeto demonstra o compromisso da empresa em acelerar a transição energética. Segundo ela, a solução reforça a estratégia global da SHV Energy de adotar tecnologias mais limpas e reduzir impactos ambientais nas operações.
Após o período de testes, a Supergasbras avaliará os resultados. Dessa forma, deve expandir a tecnologia para outros caminhões da frota. Seja como for, o projeto-piloto abre caminho para um novo padrão de abastecimento de GLP no País.