Mercado

No acumulado, venda de ônibus em 2025 supera 2024

Segmento de ônibus avança 4,4% em outubro, porém segue abaixo de 2024; Mercedes-Benz lidera o segmento

Andrea Ramos

20 de nov, 2025 · 3 minutos de leitura.

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Venda de ônibus
Venda de ônibus
Crédito:Marcopolo/Divulgação
Venda de ônibus

O mercado brasileiro de ônibus mostra sinais de reação em 2025, apesar da instabilidade nos pedidos de prefeituras e frotistas. Em outubro, o setor registrou 2.419 unidades, alta de 4,4% frente a setembro (2.317). Contudo, o acumulado de janeiro a outubro somou 23.659 ônibus, apenas 3,9% acima do mesmo período de 2024 (22.770). Ou seja, o segmento cresce, mas ainda enfrenta gargalos de financiamento e ritmo lento nas compras governamentais.

Essa leitura reforça o que o presidente da Anfavea, Igor Calvet disse em entrevista recente. “O Brasil vive um momento de necessidade urgente de renovação do transporte público. E o ônibus se torna protagonista desse processo. Mas, para destravar o mercado, precisamos de políticas permanentes de financiamento e programas robustos de substituição de frota”.

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Todavia, a expectativa da entidade é que 2025 feche com desempenho superior a 2024. Mas sem saltos significativos até que os programas de incentivo a compra avancem com redução de juros para financiamento.

Em razão disso, algumas capitais postergaram licitações ou até revisaram seus contratos. O que limita a renovação e atrasa a introdução de novas tecnologias.


Venda de ônibus
A Mercedes-Benz lidera a venda de ônibus urbanos no País - Mercedes-Benz/Divulgação

Do mesmo modo, o setor de ônibus rodoviário também renovou menos este ano, sobretudo pelo alto valor de financiamento. Por isso, esse foi o segmento mais prejudicado neste ano.

Mercedes-Benz domina o setor; VWCO e Marcopolo mantêm ritmo forte

Seja como for, o ranking por fabricantes mostra ampla liderança da Mercedes-Benz, que concentra quase metade do mercado. A Volksbus segue firme na segunda posição. Enquanto a Marcopolo ocupa o terceiro lugar.

Venda de ônibus no acumulado (e participação em 2025)

  1. Mercedes-Benz – 11.618 unidades (49,11%)
  2. VW Truck & Bus – 4.937 (20,87%)
  3. Marcopolo – 2.728 (11,53%)
  4. Iveco – 2.596 (10,97%)
  5. Scania – 698 (2,95%)
  6. Volvo – 435 (1,84%)
  7. Induscar – 225 (0,95%)
  8. Agrale – 219 (0,93%)
  9. BYD – 142 (0,60%)
  10. Higer – 28 (0,12%)

Fonte: Fenabrave

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