O Hyundai XCIENT Fuel Cell chega oficialmente à América Latina em dezembro. O presidente da Hyundai Brasil e Américas, Airton Cousseau, confirmou ao Estradão na última quarta-feira (19), durante o primeiro dia de coletivas do Salão do Automóvel.
Assim, a marca acelera a estratégia de eletrificação pesada na região. Por isso, escolheu lançar o primeiro movimento justamente no Uruguai. Ou seja, em um mercado que já demonstra avanços concretos no hidrogênio verde.
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A decisão reflete o plano global da Hyundai de transformar o XCIENT em um pilar de sua expansão em mercados emergentes. Além disso, a marca quer usar a operação uruguaia para irradiar conhecimento técnico e modelos de negócio para Brasil, Chile e Colômbia. “A ação real está acontecendo aqui, com este projeto”, afirma Cousseau ao falar sobre a iniciativa local.
Uruguai vira laboratório para o hidrogênio verde na região
O país avança rapidamente com o Projeto Kahirós, consórcio que reúne Hyundai Fidocar, Banco Santander, VENTUS e FRAYLOG. O plano usa seis caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell 6x4 para transportar madeira por mais de 700 km com apenas uma recarga de hidrogênio.
O Santander já destinou US$ 40 milhões (cerca de R$ 213 milhões) ao projeto, que inclui a construção da primeira planta de hidrogênio verde do Uruguai, perto de Fray Bentos. O complexo inicia obras ainda este ano e combina um parque solar de 4,8 MW com uma usina de eletrólise capaz de produzir 77 toneladas de hidrogênio por ano.
Além disso, a operação se apoia em tecnologia solar bifacial, que captura luz dos dois lados do painel e aumenta a eficiência energética. Algo essencial para a competitividade do hidrogênio verde.
XCIENT Fuel Cell ganha força como solução de longo curso
O Hyundai XCIENT Fuel Cell reúne dois conjuntos de células de combustível de 90 kW (total de 180 kW), motor elétrico de 350 kW e torque de 228 mkgf. Assim, somando uma capacidade total de hidrogênio que chega a 69 kg distribuídos em dez tanques. Enquanto três baterias somam 72 kWh.
Com esse conjunto, o caminhão entrega até 720 km de autonomia. O que reforça seu foco em rotas longas, sem emissões.
Lançado em 2020, o modelo já roda em nove países. Incluindo EUA, Canadá, Alemanha e Coreia do Sul.
No entanto, a chegada antecipada à América Latina transforma a região em uma nova fronteira de validação comercial da Hyundai. Cousseau afirma que vários projetos em discussão na América do Sul devem se materializar em breve e que o XCIENT terá papel central nessa expansão.
Hyundai prepara ecossistema regional do hidrogênio
Desde 2023, a Hyundai mantém uma unidade de negócios dedicada ao hidrogênio na América Latina. Por outro lado, a companhia também articula parcerias com universidades, centros de pesquisa e empresas de energia para acelerar testes e modelos comerciais.
A marca atua em frentes simultâneas no Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai. Todas com foco em aplicações de transporte pesado e abastecimento de longo prazo.