O Grupo JCA iniciou um dos maiores ciclos de renovação de frota já realizados no transporte rodoviário brasileiro. Investiu R$ 1,4 bilhão distribuído ao longo de dois anos. Além disso, o grupo confirmou a incorporação de 382 novos ônibus Scania K 320 e K450 com carrocerias Marcopolo G8 Paradiso, como parte de um pacote total que inclui 650 veículos novos para as operações das empresas 1001, Cometa e Catarinense.
O movimento reforça o compromisso da empresa com segurança, redução de consumo e entrega de novas experiências ao cliente. Ao mesmo tempo em que elimina definitivamente os modelos Euro 3 das linhas regulares e eleva a frota para mais de 1.100 ônibus Euro 6.
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Renovação e digitalização na nova fase do Grupo JCA
O CEO da JCA Gustavo Rodrigues diz que o plano de renovação nasce de uma estratégia ampla de digitalização e melhoria contínua do serviço. Ele explica que a JCA intensifica investimentos em inovação, inteligência artificial e atendimento humanizado.
Além de integrar tecnologias embarcadas que elevam o desempenho do veículo e a segurança do passageiro. Dessa forma, o Grupo JCA quer se posicionar para um futuro mais eficiente, limpo e conectado, acompanhando as tendências globais da mobilidade rodoviária.
Ademais, Rodrigues apresenta dados ambientais que mostram o impacto imediato do padrão Euro 6. Nesse sentido, destaca que, somente nos próximos cinco anos, os veículos da nova geração percorrerão mais de 176 milhões de quilômetros, reduzindo 72,8 mil toneladas de CO₂. Para comparar, essa redução equivale ao plantio de 584 mil árvores, ocupando uma área semelhante a 350 campos de futebol.
O executivo também chama atenção para a urgência de políticas públicas que priorizem o transporte coletivo e garantam infraestrutura adequada para combustíveis alternativos. Como o biometano, já testado pelo grupo em operações piloto.
Porém, segundo o CEO, a empresa ainda não encontrou condições viáveis para garantir o fornecimento contínuo do biometano. O que reforça necessidade de infraestrutura para a tecnologia escalar.
Marcopolo G8 se consolida como referência em segurança, conforto e aerodinâmica

Diretor de operações comerciais da Marcopolo, Ricardo Portolan, lembra que a Geração 8 eleva o padrão de qualidade do mercado rodoviário mundial. Afinal, trouxe avanços aerodinâmicos que reduzem o consumo, bem como trazem novos conceitos de conforto e ergonomia para o passageiro.
Além disso, Portolan revela que os ônibus Double Decker da linha G8 já saem de fábrica com estrutura reforçada que atende à norma europeia R66.02, considerada uma das referências mais rigorosas do mundo para resistência a tombamento e que, mesmo na Europa, é opcional.
Seja como for, ao comentar o crescimento global da Marcopolo, Portolan lembra que a empresa já produziu mais de 5 mil unidades do G8, com investimentos superiores a R$ 300 milhões em pesquisa e desenvolvimento apenas nos últimos três anos.
Os novos chassis rodoviários Scania da JCA
Os novos ônibus comprados pela JCA são os chassis K450 8x2 e K320 4x2. O primeiro modelo rodoviário tem motor 13 litros de 450 cv de potência e 235 mkgf de torque. E utiliza a tecnologia XPI de alta pressão de injeção. Em outras palavras, segundo o gerente de engenharia de vendas da Scania, Ivanovik Marx, esse sistema garante respostas rápidas, menor consumo e desempenho robusto mesmo em rotas de grande variação altimétrica.
Além disso, o trem de força integra a transmissão Opticruise de 12 marchas com o sistema Lay Shift Brake. Ou seja, tecnologia que realiza trocas 45% mais rápidas, além de suaves. O que eleva o conforto e reduz o desgaste do trem de força.
Ademais, Marx explica que o motor 9 litros de 320 cv do K 320 atende aplicações de fretamento e compartilha a mesma arquitetura mecânica da linha de caminhões P 320. O que aumenta durabilidade e reduz custos de manutenção.
Segurança embarcada
Além disso, ele destacou que todos os veículos adquiridos pela JCA contam com o pacote completo de ADAS. Ou seja, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa com vibração no banco e correção ativa de trajetória por atuação independente das rodas.
A Scania entregou ainda um sistema exclusivo para o chassi 8x2 de antitombamento. “Esse sistema gerencia automaticamente os bolsões de ar da suspensão quando identifica inclinação superior a 25 graus”, diz o engenheiro.
Marx reforça que esses recursos, somados ao retarder com poder de frenagem de 4.100 nm e a nova arquitetura eletrônica dos veículos, criam um ambiente de condução mais seguro, confortável e previsível.
Novos ônibus ampliam capacidade e chegam à 1001, Cometa e Catarinense
A distribuição dos 650 novos veículos fortalece toda a malha do grupo e amplia a presença de modelos Double Decker em linhas que nunca contaram com esse padrão de serviço. A Viação 1001 lidera o investimento com 178 ônibus. Enquanto a Catarinense incorpora 118 veículos e a Cometa adiciona 86 unidades.
Além disso, a oferta de modelos DD reforça rotas de longa distância. E permite ao grupo absorver picos de demanda com mais versatilidade.
Dessa forma, a JCA responde diretamente ao cenário pós-pandemia, que ainda não atingiu os volumes de passageiros anteriores a 2020. Gustavo explica que o setor rodoviário segue como espinha dorsal da mobilidade brasileira, representando 95% dos deslocamentos intermunicipais e movimentando 3,1% do PIB. O que significa cerca de R$ 365 bilhões. Dentro desse universo, o Grupo JCA transporta aproximadamente 100 milhões de pessoas por ano, demonstrando o peso estrutural de suas operações.