Os testes de impacto lateral em caminhões raramente ganham destaque na indústria. Todavia, o avanço dos modelos elétricos, como o promovido pela Mercedes-Benz com o eActros 600, trouxe um novo foco à questão. Afinal, o conjunto de baterias de tração, item mais sensível desses veículos, normalmente fica nas laterais do chassi. Assim, isso aumenta a necessidade de validação da segurança estrutural.
Para isso, a marca realizou um teste de colisão com o eActros 600, registrando em vídeo. A simulação envolveu o lançamento de uma réplica de um carro de passeio a 50 km/h contra a lateral do caminhão. O impacto atingiu praticamente toda a extensão da proteção do eixo, área onde ficam os três conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) com 621 kWh de capacidade total. Ligadas a um sistema elétrico de 800 volts, juntas elas pesam cerca de 4,5 toneladas.
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Resultado com o Mercedes-Benz eActros confirma resistência estrutural
Dessa forma, o principal objetivo do ensaio foi verificar se as caixas e os sistemas de fixação das baterias permaneceriam intactos após o choque. Além disso, o teste buscou garantir que não houvesse riscos de curto-circuito, incêndio ou vazamento de energia. Segundo a fabricante, nenhuma deformação crítica foi identificada, o que valida o alto nível de segurança do projeto.
Ademais, o caminhão foi equipado com sensores que monitoraram a integridade mecânica e elétrica dos componentes, assegurando o isolamento adequado do sistema de alta tensão. Esses dados confirmam que o Mercedes-Benz eActros 600 cumpre as normas internacionais de segurança aplicadas a veículos elétricos pesados.
Tendência de segurança entre fabricantes
A Mercedes-Benz não é a única a investir nesse tipo de validação. Em 2023, a Volvo Trucks também divulgou testes de colisão com o FM Electric incluindo impacto lateral, frontal e até capotamento de um conjunto semirreboque. Os resultados reforçaram que a segurança dos caminhões elétricos depende tanto da robustez estrutural quanto da proteção das baterias.
Seja como for, o eActros 600 demonstra como a engenharia vem evoluindo para garantir confiabilidade mesmo em situações extremas. Além disso, os testes consolidam a transição tecnológica do transporte pesado para energias limpas sem comprometer a segurança. Em outras palavras, passo decisivo rumo à eletrificação das estradas.