Avaliação

Viajamos no Mercedes-Benz O500U, o mais forte da América Latina

O Mercedes-Benz O500U com motor de 480 cv é vendido nos mercados andinos e conhecido como o “El Más Potente”

Andrea Ramos, Santiago, Chile

12 de nov, 2025 · 11 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz O500U el más potente
Mercedes-Benz O500U el más potente
Crédito:Mercedes-Benz/ Divulgação

O ônibus Mercedes-Benz O500U é um dos rodoviários mais vendidos desde a sua chegada nos mercados vizinhos da América Latina, em 2023. Países como Chile e Peru são os que mais compram o modelo. Conforme a marca, a explicação disso está na oferta de motores.

Segundo a Mercede-Benz, o ônibus O500U é adequado para operações nas altitudes extremas desses países. Além disso, traz itens de segurança com ABA 5, de série. Ou seja, o recurso que engloba detecção de pedestres e ciclistas e frenagem automática. Bem como aviso de ponto cego e monitoramento de pressão dos pneus.

Da mesma forma, há controlador de velocidade e ajuste do farol alto automáticos. Vale lembrar que freio auxiliar Intarder, ECAS (suspensão pneumática eletrônica), ESP e freios a disco também estão disponíveis para os mercados andinos.

Experiência a bordo

Mercedes-Benz O500U el más potente
Ônibus da Mercedes-Benz traz vários sistemas à mão do motorista; Fotos: Andrea Ramos/Estradão

A convite da Mercedes-Benz, viajamos no modelo com carroceria Irizar i6S. Ou seja, destinada à operações rodoviárias de médias distâncias. Para isso, o modelo tem 50 poltronas, todas com portas do tipo USB. Da mesma forma, há saídas de ar no teto, banheiro e amplo espaço para bagagens tanto na parte interna quanto sob o assoalho.


A viagem começou na capital, Santiago, rumo a Coya, cidade localizada na área da Cordilheira dos Andes. Havia cerca de 15 passageiros a bordo. No total rodamos em torno de 250 km considerando ida e volta. Para vencer o desafio, o motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 12,9 litros e 480 cv de potência fez toda a diferença.

Segundo a marca, nessa configuração o O500U tem peso bruto total (PBT) de 24 toneladas. Assim, oferece respostas mais do que suficientes para as altitudes extremas da Cordilheira dos Andes. Afinal, características como estradas sinuosas, temperaturas negativas e sal na pistas são comuns.

Seja como for, a viagem ocorreu no período de verão Chinelo. Portanto, o dia estava quente, com temperaturas variando de 15 graus no período da manhã a 25 graus na parte da tarde.

O que o Mercedes-Benz O500U entrega

O motor OM 460 LA tem turbocompressor com pressão de 2,4 bar e sistema de injeção de diesel recalibrado para 2.200 bar. Assim, garante respostas rápidas e melhor eficiência independentemente da topografia.

Mercedes-Benz O500U el más potente
Força do motor OM 460 LA fez toda a diferença nas Cordilheiras dos Andes; Foto: Mercedes-Benz

Para os mercados andinos, o propulsor entrega 480 cv de potência e 235 mkgf de torque disponíveis já às 1.100 rpm. De acordo com a Mercedes-Benz, a linha também conta com opções de 360 cv a 450 cv de potência e 224 mkgf de torque. As versões são O500 RS 1945 4x2 e O500 RSD 2448 6x2, com a do ônibus no qual viajamos, bem como a O500 RSDD 8x2.

Em todas a transmissão é automatizada ZF Traxon de 12 marchas. Há três modos de condução: EcoMode, que privilegia o menor consumo de diesel, EcoRoll, que aproveita a inércia em declives, e PowerMode, na qual as trocas de marcha ocorrem em rotações altas para garantir agilidade em subidas e ultrapassagens.

Além disso, o Holder, assistente de partida em rampas, completa a lista de equipamentos. Conforme a marca, o eixo traseiro foi reforçado para operar em condições severas. Ou seja, como em altitudes e temperaturas extremas, típicas dos Andes.

Mercedes-Benz O 500 U une força, tecnologia e suavidade

Durante a viagem, o Mercedes-Benz O 500 U mostrou ótimo desempenho em grandes altitudes. Conforme o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do produto da Mercedes-Benz, Geizo Drago, o trem de força foi ajustado para entregar torque pleno desde as rotações mais baixas. “O motor trabalha em torno de 1.100 rpm com essa configuração de transmissão e diferencial alongado. O que garante maiores velocidades com rotações menores”, explica.

De fato, o motor não ultrapassou essa faixa de rotação mesmo em subidas muito íngremes. Além disso, a Mercedes-Benz adaptou o conjunto para atender tanto aplicações em montanhas quanto em operações rodoviárias. Nesse sentido, para essa aplicação a relação é de 3,83:1, que garante boa velocidade sem comprometer o consumo.


Ótimo desempenho nas encostas andinas

Mercedes-Benz O500U el más potente
Modelo tinha carroceria Irizar i6S, versão intermediária da marca; Foto: Mercedes-Benz

Durante o percurso, o ônibus mostrou comportamento exemplar ao enfrentar as longas subidas que cortam a Cordilheira. O motorista Roberto Caldeiron, que atua há 18 anos no transporte de passageiros, destacou a suavidade da transmissão automatizada.

“A gente aprende a confiar na máquina. Ela responde com precisão e mantém o ritmo mesmo nas subidas mais fortes”, conta.

Além disso, o condutor ressaltou que o freio motor e os sistemas de segurança eletrônicos são grandes aliados em trechos de descida. “Já precisei aplicar recursos de segurança e o ônibus respondeu na hora. O sistema eletrônico trabalha junto com o freio e dá muita confiança na direção”, completa.

Nas viagens que podem durar até quatro horas e alcançar altitudes de 5 mil metros, o desempenho do conjunto impressiona, segundo Caldeiron. O torque constante evita trocas de marcha excessivas. E o sistema de transmissão ZF Traxon automatizado contribui para o baixo consumo de combustível.


Viagem entre países e desafios de altitude

Projetado para operar em condições severas, o O500U pilotado por Caldeiron também realiza rotas internacionais, como viagens entre o Chile e a Argentina, cruzando passos de montanha com inclinações acentuadas e ar rarefeito. Mesmo nessas condições, segundo o motorista, o motor mantém desempenho estável. E o sistema de injeção eletrônica compensa a perda natural de potência causada pela altitude.

Além disso, o conforto interno chama atenção. A cabine oferece boa ergonomia, e a estabilidade do chassi assegura suavidade em curvas e retas longas. “A gente faz trajetos longos e o ônibus mantém a mesma força, sem vibração e sem fadiga”, avalia o motorista.

O futuro é promissor para o Mercedes-Benz O500 Euro 6

Por causa dos atributos que o ônibus entrega, a Mercedes-Benz deu um passo estratégico para consolidar sua liderança em mercados severos da América Latina. E embarcou as primeiras 100 unidades do novo chassi rodoviário O500 “el más potente” para o Chile. Todas já vendidas.

Como novidade, o modelo chega com tecnologia Euro 6, que estreia no país a partir de janeiro. Dessa forma, o lote marca o início da fase comercial da versão mais robusta já produzida no Brasil para clientes andinos. Com foco em turismo rodoviário e fretamento.

Exportação em alta

Graças à rapidez com que foi adotado por operadores de Chile, Peru e Guatemala, o O500 já soma cerca de 1.900 unidades exportadas desde o seu lançamento em 2023. Sendo 860 só em 2025.


Esse desempenho ajudou a Mercedes-Benz do Brasil a crescer 50% nas exportações de ônibus entre janeiro e setembro de 2025. Assim, consolidando a fábrica de São Bernardo do Campo como o maior polo exportador da Daimler Buses na América Latina.

“Hoje, o O500 faz parte da frota de clientes em mais de 10 países da região, de Singapura ao Uruguai”, explica o gerente de vendas de exportações de ônibus da Mercedes-Benz, Augusto França. “O reconhecimento veio do mercado, que respeita um produto capaz de operar sob as condições mais extremas do continente”.

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