Mercado

Venda de caminhões supera 92 mil unidades em 2025

Mesmo com retração nas vendas, caminhões médios avançam em um mercado marcado por crédito caro e freio nos investimentos em extrapesados

Andrea Ramos

12 de nov, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Venda de caminhões em outubro, Fenabrave
Venda de caminhões em outubro, Fenabrave
Crédito:VWCO/Divulgação

A venda de caminhões novos no Brasil, de janeiro a outubro, soma 92.317 unidades. Assim, houve queda de 8,04% em relação ao mesmo período de 2024, quando 100.390 caminhões foram emplacados no País. Seja como for, as 10.462 vendas feitas em outubro foram 9,07% maiores que as 9.592 de setembro.

Apesar do avanço na comparação com o mês anterior, o resultado representa queda ante outubro do ano passado, quando a venda de caminhões novos somou 11.339 unidades. Portanto, a retração foi de 7,73%. Dessa forma, vale dizer que o mercado mantém ritmo de desaceleração em 2025.

Por marca, Volkswagen lidera venda de caminhões

A Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera as vendas por fabricante, com 25.010 unidades e 27,09% de participação de mercado. Depois vem a Mercedes-Benz, com 24.706 vendas e 26,76% do total. A Volvo está na terceira posição, com 16.878 unidades e 18,28% do total. Na quarta posição, a Scania tem 11.156 vendas no acumulado de 2025 (12,08%). Por fim a Iveco (7.050 e 7,64%) fecha a lista das cinco mais.

Além delas, a DAF, com 6.372 vendas e 6,90% ficou na sexta colocação de janeiro a outubro de 2025. Vale dizer que há quatro marcas com menos de 1% de participação: Foton, JAC, Agrale e Ford. Conforme os dados de emplacamentos, os números são de 745 (0,81%), 125 (0,14%), 99 (0,11%) e 54 (0,06%), respectivamente.

Extrapesados perdem protagonismo e médios avançam

O segmento de extrapesados, historicamente líder no mercado, segue sendo o mais impactado pelo cenário de juros altos. Isso porque com a Selic mantida a 15% ao ano, financiamentos longos ficam proibitivos e muitos transportadores optam por postergar investimentos ou recorrer a caminhões usados.


Por outro lado, os caminhões menores mostram vigor ao longo de 2025. Assim, se consolidam no setor. Com custos menores e ampla aplicação no transporte urbano e regional, muitos deles seguem avançando nas frotas de distribuição, comércio elétrônico e serviços.

Prova disso é a ascensão do VW Delivery 11.180, que assumiu a liderança do mercado no acumulado do ano. Entre janeiro e outubro emplacou mais de 5,5 mil unidades. Desbancando modelos tradicionais como o Volvo FH 540, que ocupou o topo das vendas totais por mais de uma década.

Venda de caminhões em outubro, Fenabrave
Mesmo com forte retração nos extrapesados, Volvo lidera no segmento - Volvo/Divulgação

Todavia, no último mês, a Volvo foi a marca que mais emplacou modelos. E a Mercedes-Benz cresceu no volume de vendas, sobretudo, frente aos rivais da Volkswagen.

Confira os 10 caminhões mais vendidos em outubro de 2025

  1. VW Delivery 11.180 – 643
  2. Volvo FH 540 – 635
  3. Volvo FH 460 – 428
  4. Volvo VM 290 – 391
  5. Mercedes-Benz Atego 2430 – 374
  6. Mercedes-Benz Atego 1719 – 359
  7. Volvo VM 360 – 326
  8. Mercedes-Benz Accelo 1117 – 303
  9. Volvo FH 500 – 288
  10. Volkswagen Constellation 17.210 – 269

Os caminhões mais vendidos no acumulado de janeiro a outubro de 2025

  1. VW Delivery 11.180 – 5.594
  2. Volvo FH 540 – 4.565
  3. Volvo VM 290 – 3.728
  4. Volvo FH 460 – 3.058
  5. Mercedes-Benz Accelo 1017 – 3.039
  6. DAF XF 530 – 2.935
  7. Volvo VM 360 – 2.740
  8. Mercedes-Benz Atego 1719 – 2.737
  9. Mercedes-Benz Atego 2429 – 2.554
  10. VW Constellation 17.210 – 2.499

Fonte: Fenabrave


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião