O Evolve, primeiro motorhome elétrico produzido na América Latina, foi apresentado nesta quarta-feira (11) na Expo Motorhome 2025, em Pinhais, no Paraná. Desenvolvido pela fabricante gaúcha Arrow Mobility em parceria com a catarinense Vegini Motorhomes, o modelo tem base o Arrow ONE, van elétrica de entregas urbanas.
- VEJA MAIS:
- Eletra entrega o milésimo ônibus elétrico de São Paulo
- Volvo é pioneira ao aplicar sistema stop/start em caminhões pesados
- Inteligência artificial combate o roubo de carga, mas também representa riscos
De acordo com o fabricante, o sistema elétrico do Evolve foi ampliado em relação ao usado na van de carga. Enquanto Arrow One utiliza baterias de 85 kWh e oferece autonomia de 200 quilômetros, o motorhome recebeu um conjunto de 140 kWh, suficiente para percorrer até 350 quilômetros. “A ampliação da capacidade de bateria atende o uso rodoviário e as demandas de conforto de um veículo recreativo”, explicou Claude Padilha, diretor comercial da Arrow Mobility, em entrevista ao Estradão.
A Vegini Motorhomes, sediada em Massaranduba (SC), foi responsável pelo projeto interno do veículo. “Essa parte é a 'casa' do motorhome”, explicou Ivan Vegini, diretor da empresa, à reportagem. A casa do Evolve possui cama de casal, dinete, sofá, cozinha e banheiro completo. “Foi nossa primeira experiência com um veículo elétrico e também com um motorhome de pequeno porte”, contou Vegini. A principal especialidade da empresa são motorhomes de alto padrão, baseados em caminhões.
Evolve é o primeiro motorhome elétrico da América Latina
Embora o conceito de motorhome elétrico já esteja em desenvolvimento nos Estados Unidos e na Europa, o Evolve marca a estreia desse tipo de veículo na América Latina. Nos EUA, por exemplo, a tradicional Winnebago já vende modelos totalmente elétricos, enquanto na Europa algumas conversões baseadas em vans, como a Volkswagen ID. Buzz, já exploram esse formato.
Porém, apesar das referências internacionais, a Vegini Motorhomes desenvolveu o projeto sem inspiração de fora. “Decidimos seguir nosso próprio caminho. Desenvolvemos o Evolve com base na experiência que temos em motorhomes de luxo, mas aplicando soluções específicas para um veículo elétrico e compacto para as condições do Brasil”, explicou Vegini.
A Arrow e a Vegini vão oferecer três modelos de plantas internas para o Evolve e os clientes poderão escolher detalhes de acabamento. O pacote de comodidades do motorhome pode inclui itens como geladeira, fogão por indução, televisão, sistema de som, micro-ondas, ar-condicionado, entre outros.
"Casa" tem autonomia de 72 horas
Segundo o fabricante, o Evolve mantém o motor elétrico do Arrow ONE, com 120 kW (163 cv) e torque de 33,6 kgfm. O modelo também aceita carregamento em estações rápidas, com reposição completa da energia em cerca de duas horas. Além disso, é possível recarregar o veículo em tomadas elétricas convencionais, de 110 ou 220 volts, sem adaptações. “Isso dá mais autonomia ao cliente, que pode viajar até um lugar sem infraestrutura recarga avançada”, contou Padilha.
O aparato elétrico da casa funciona de forma totalmente independente do trem de força, com baterias separadas. “O motorhome tem duas baterias adicionais que garantem a operação de iluminação, climatização, geladeira e tomadas”, explicou Vegini. De acordo com empresa, o sistema acumula energia suficiente para manter todos os equipamentos em funcionamento por até 72 horas.
O Evolve é indicado para viagens em duas pessoas, mas será homologado para transportar até quatro ocupantes. Além da cama de casal, a área interna conta com uma dinete, uma mesa rebatível que se transforma em cama. “É um motorhome ideal para um casal com um ou dois filhos”, sugeriu o diretor da Vegini Motorhomes.
Entregas do Evolve começam em 2026
O mercado de motorhomes no Brasil está em crescimento, mesmo sem números oficiais consolidados. “Notamos que o interesse por motorhomes vem aumentando a cada ano no Brasil, mas ainda não há estatísticas precisas sobre o setor. Não existe uma associação que conta quantos motorhomes são emplacados”, comentou Vegini.
A empresa catarinense, por exemplo, produziu mais de 300 motorhomes nos últimos dez anos. Para o Evolve, a expectativa é de grandes volumes, tanto que a Vegini prepara uma linha de montagem para finalizar motorhome. "A produção deve alcançar entre 20 e 30 unidades por ano", disse o diretor da empresa. O prazo de entrega do veículo após o pedido será de seis meses.
Conforme o diretor comercial da Arrow Mobility, o preço do Evolve deve ficar entre R$ 1,3 milhão e R$ 1,4 milhão. “O valor do Evolve reflete toda a tecnologia embarcada e o caráter inovador do veículo elétrico, mas, no uso diário, ele oferece economia e praticidade compatíveis com o investimento”, concluiu.