São Paulo superou neste mês a marca de 1.000 ônibus elétricos em operação no sistema municipal de transporte. Atualmente, a capital paulista é a cidade com a maior frota de veículos elétricos do Brasil e a segunda da América Latina, atrás apenas de Santiago do Chile. O milésimo veículo do município foi entregue pela Eletra Industrial, empresa de São Bernardo do Campo (SP).
- VEJA MAIS:
- Setor de implementos rodoviários recua 5,6%, mas Anfir vê estabilização do mercado
- Caminhões elétricos da Volvo superam marco de 250 milhões de km percorridos
- Inteligência artificial combate o roubo de carga, mas também representa riscos
O ônibus é um modelo de 15 metros, com plataforma Scania e carroceria Caio, e será operado pela Transppass, em uma linha que conecta a zona Oeste ao centro da cidade.
"A Eletra é a principal fornecedora de ônibus elétricos para São Paulo, liderando o mercado. O número 1.000 mostra que a capital paulista está na vanguarda dos transportes" , disse a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.
Com a entrega do lote mais recente da Eletra no começo de novembro, a frota de ônibus elétricos de São Paulo chegou a 1.009 unidades, sendo 820 a bateria e 189 trólebus. Além dos modelos da empresa, também estão em serviço na cidade veículos a bateria da BYD, Higer e Mercedes-Benz.
Eletra tem novos chassis e consultoria para frotas elétricas
O marco ocorre após a Eletra ter apresentado três novidades no setor de eletromobilidade, durante o evento Arena ANTP 2025, em São Paulo, neste mês. Entre os lançamentos, está a primeira linha de chassis de ônibus elétricos brasileira, desenvolvida e produzida pela própria empresa. A nova família abrange modelos de 11,5 a 23 metros, cobrindo desde linhas alimentadoras até veículos superarticulados de alta capacidade, todos com piso baixo e voltados para operação urbana e metropolitana.
Além disso, a empresa lançou o Eletra Consult, um serviço de consultoria técnica para auxiliar gestores públicos e frotistas na implantação de frotas elétricas. O programa inclui diagnóstico da rede elétrica, adequação de garagens e terminais, identificação de linhas de financiamento e o planejamento operacional e de manutenção.
Parceria com a WEG para motores e baterias
Em parceria com a WEG, a Eletra apresentou também uma nova geração de motores elétricos e baterias. Conforme informações divulgadas pela empresa durante a Arena ANTP 2025, os novos componentes tornam os veículos cerca de 350 kg mais leves.
Segundo a Eletra, o alto índice de nacionalização dos chassis e sistemas elétricos de seus veículos facilita o acesso a linhas de financiamento públicas, como o BNDES e o Finame, voltadas a projetos de economia verde.