A Suspensys, uma das maiores fabricantes brasileiras de sistemas de suspensão e eixos para veículos comerciais está a todo vapor. Nesse sentido, a empresa passou a fornecer eixos dianteiros para caminhões e ônibus da Mercedes-Benz. Com isso, a companhia amplia sua participação de mercado de olho na liderança de vendas.
VEJA MAIS:
- Novo Axor supera em 15% das vendas e anima Mercedes-Benz
- Scania Locação tem 400 caminhões em operação, sendo 30% a gás
- Consórcio de caminhões avança e reponde por 1 de cada 4 vendas no Brasil
Conforme a empresa, a produção dos eixos para a Mercedes-Benz está concentrada em uma nova planta em Mogi Guaçu (SP). A unidade tem alto índice de automação, de modo a garantir a entrega de altos volumes de produção. Assim, a expectativa é de que essa operação se transforme no maior negócio da companhia no Brasil até 2030.
De acordo com o diretor-executivo da Suspensys, Ricardo Barion, a nova fábrica simboliza o futuro da Suspensys. "Ela nasce moderna, automatizada e preparada para atender o crescimento das montadoras”, afirma. A nova estrutura amplia a capacidade produtiva e permite maior flexibilidade para atender as oscilações do mercado de caminhões e ônibus.
Suspensys quer oferecer soluções sob medida
Com 27 anos de atuação no mercado, a Suspensys é reconhecida pelas fabricantes como referência em relação à engenharia aplicada à realidade das estradas brasileiras. Nesse sentido, os produtos são feitos para suportar condições severas.
Vale lembrar que a empresa pertence ao Grupo Randoncorp, do qual fazem parte também a Randon Implementos e Fras-le, que produz componentes do sistema de freios. Dessa forma, a Suspensys informa que combina seu conhecimento das necessidades locais com padrões globais de qualidade. Dessa forma, o objetivo é oferecer soluções sob medida para cada tipo de aplicação.

“Conhecemos profundamente o mercado brasileiro, suas estradas e necessidades. Essa proximidade com o cliente é o que nos diferencia”, diz Barion. Atualmente, a Suspensys fornece suspensões e eixos completos para as principais montadoras que atuam no País. Dessa forma, detém 80% de participação de mercado no segmento de eixos 6x2.
Reforço na expansão de mercado
Entre os clientes, a companhia faz parte do Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus, montando suspensões diretamente na fábrica de Resende (RJ). Com a decisão de terceirizar a produção de eixos para seus ônibus e caminhões, a Mercedes-Benz contribui para a expansão da Suspensys.
Além dos sistemas convencionais, a Suspensys investe em soluções voltadas à mobilidade elétrica. Nesse sentido, a companhia desenvolve eixos e suspensões mais leves, duráveis e sustentáveis. Ou seja, cuja produção tenha baixo impacto ambiental sem comprometer o desempenho no veículo.
Um dos destaques em inovação é o s-Sys, eixo elétrico para carretas. O sistema ajuda a tracionar o conjunto e, segundo a fabricante, contribui para reduzir o consumo de combustível em até 25%. "Nosso desafio é pensar na suspensão do futuro. Ou seja, mais leve, inteligente e integrada às novas demandas de eficiência energética”, afirma Barion.
Expansão no setor de implementos
Ademais, no segmento de implementos rodoviários uma das apostas da Suspensys são novos eixos para carretas de quatro eixos. Ou seja, um dos segmentos que mais cresce em vendas por causa de recentes mudanças na legislação.
Segundo a empresa, o produto foi desenvolvido em parceria com a Randon, e já está em produção. Entre as vantagens está o maior vão livre, bem como a robustez. Dessa forma, tem características essenciais para aplicações nos setores agrícolas e rodoviário.