A Honda e a Dongfeng deram início neste mês aos testes operacionais de uma nova geração de caminhões leves movidos a hidrogênio na China. A frota está em serviço em Wuhan, onde os veículos operam em rotas administradas pela Wuhan Dongben Storage and Transportation Company, uma joint venture formada entre as fabricantes.
A iniciativa surge após dois anos de desenvolvimento conjunto e ensaios técnicos. Nesse período, a Honda ficou responsável por fornecer a tecnologia de célula de combustível, equipamento que gera eletricidade ao combinar hidrogênio e oxigênio do ar. A Dongfeng, por sua vez, produziu os veículos comerciais equipados com o sistema de propulsão de zero emissão.
De acordo com os fabricantes, os testes fazem parte de um projeto de demonstração social para verificar a viabilidade da tecnologia em um ambiente real de transporte. Além disso, a operação permite medir custos, eficiência e aceitação do mercado sobre o uso de caminhões a hidrogênio na China.
Dongfeng e Honda querem avaliar a tecnologia e o mercado
Segundo a Honda, o projeto busca responder a quatro questões sobre o hidrogênio: como a célula de combustível se comporta no transporte diário, quais são os custos operacionais envolvidos, que vantagens competitivas o combustível pode oferecer frente a outras tecnologias e qual é a percepção dos usuários em relação à operação dos veículos.
Com base nos resultados obtidos em Wuhan, as duas companhias planejam ampliar a iniciativa para outras cidades na China, como Guangzhou e Xangai. Além disso, os testes também permitem avaliar a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio, ainda em fase inicial de implantação na China.
Descarbonização do transporte na China
De acordo com Ito Yuzhi, vice-gerente executivo da Honda China, o teste em Wuhan é um movimento importante para validar as células de combustível em veículos de transporte leve. “Desde 2023, Dongfeng e Honda vêm realizando trabalhos de verificação técnica para demonstrar o desempenho das células de combustível em condições reais. Este projeto é um avanço importante em direção à operação efetiva em vias públicas”, afirmou o executivo.
A parceria se insere no contexto da meta chinesa de acelerar a transição para o transporte com zero emissão de carbono. Embora a eletrificação por baterias domine o mercado local de caminhões, o uso do hidrogênio surge como alternativa para setores que exigem maior autonomia e tempos de reabastecimento reduzidos, como o transporte rodoviário de cargas.
A Honda e a Dongfeng possuem uma joint venture na China, a Dongfeng Honda Automobile. Recentemente, a empresa sino-japonesa inaugurou sua primeira fábrica em Wuhan, dedicada exclusivamente a produção de veículos elétricos, incluindo modelos a bateria e hidrogênio. No mercado chinês, a empresa planeja lançar 10 modelos até 2027, incluindo automóveis e veículos comerciais.