Os caminhões elétricos da Volvo atingiram recentemente um marco significativo ao percorrer mais de 250 milhões de quilômetros, o equivalente a 6.200 voltas ao redor da Terra. O número considera a quilometragem dos mais de 5.700 veículos elétricos da marca entregues em 50 países. O fabricante sueco lançou seus primeiros modelos eletrificados em 2019.
De acordo com a montadora, a adoção desses veículos evitou o consumo de 78 milhões de litros de diesel e reduziu em 213 mil toneladas as emissões de CO2 nos últimos anos. “É ótimo ver esse desenvolvimento. Os caminhões elétricos reduzem as emissões e proporcionam um ambiente de trabalho mais confortável e silencioso para os motoristas”, comentou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Atualmente, os principais mercados de caminhões elétricos da Volvo são Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Estados Unidos. A empresa oferece hoje oito modelos elétricos, de porte leve, médio e pesado. A linha inclui as opções Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric, FH Aero Electric e VNR Electric.
Caminhões elétricos de longo alcance
Após o período de seis de atuação no mercado de caminhões elétricos, a Volvo prepara para 2026 um novo passo na categoria com o lançamento de uma nova versão do FH Aero Electric com alcance ampliada. Segundo o fabricante, o modelo com capacidade para até 49 toneladas terá autonomia para até 600 quilômetros, bem como recursos avançados de recarga rápida.
