Tecnologia

Bosch e Iveco têm caminhão a hidrogênio de 40 t com autonomia de 800 km

Caminhão Iveco a célula a combustível atua no transporte entre planta da Bosch e unidades de parceiros logísticos da Bosch

Redação

05 de nov, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Bosch e Iveco estreiam caminhão a hidrogênio
Bosch e Iveco estreiam caminhão a hidrogênio
Crédito:Bosch/Divulgação

A Bosch iniciou a operação do primeiro caminhão com célula a hidrogênio em sua planta de Nuremberg, na Alemanha. Trata-se de um Iveco baseado no S-Way de 40 toneladas. Como destaque, o modelo utiliza o módulo de potência FCPM (Fuel Cell Power Module) desenvolvido pela própria Bosch.

A tecnologia usa hidrogênio para gerar eletricidade. Dessa forma, garante o funcionamento do motor elétrico que move o caminhão. Como resultado, não há emissão de carbono ao ser abastecido com hidrogênio de fonte renovável. Além disso, o subproduto gerado no processo é água pura.

Segundo as duas empresas, o caminhão vai percorrer cerca de 12 mil quilômetros por ano, transportando produtos entre a fábrica e parceiros logísticos da Bosch. Conforme o diretor comercial da planta alemã, Alexander Weichsel, o objetivo é tornar o tráfego interno mais sustentável.

Além disso, o projeto permite coletar dados operacionais para aprimorar futuras gerações dos sistemas de propulsão. Dessa forma, será possível desenvolver a tecnologia e criar novas soluções ligadas ao transporte sem emissões.

Caminhão tem desempenho equivalente ao de um a diesel

O caminhão tem cinco tanques de hidrogênio com capacidade total de 70 kg a 700 bar de pressão. Bem como eixo elétrico alimentado por duas baterias adicionais. Assim, a potência total é de 400 kW, ou cerca de 540 cv. Além da autonomia de até 800 km, o caminhão tem reabastecimento tão rápido quanto o de um modelo equivalente com motor a diesel.


Assim, essa solução pode ser uma alternativa para o transporte rodoviário. Além disso, o desempenho não é afetado por baixas temperaturas, conforme a empresa. Ou seja, sem as limitações que afetam os caminhões elétricos a bateria. Por isso, pode aturar em operações de longa distância e em climas frios.

Hidrogênio ganha força na Alemanha

A produção em série do sistema FCPM começou em 2023, na planta da Bosch em Stuttgart-Feuerbach. Porém, as pilhas são feitas em Bamberg e outros componentes vêm de Homburg. O caminhão é operado pela Schäflein e alugado por meio da Hylane, empresa especializada em veículos pesados sem emissões.

Além disso, a Bosch coopera com parceiros industriais da região de Nuremberg. Desse forma, está em linha com a Estratégia do Hidrogênio 2.0 da Baviera. “O fato de não termos enfrentado problemas operacionais mostra que a tecnologia está pronta para produção em larga escala”, diz Weichsel.

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