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Arrow Mobility quer vender 4 mil veículos elétricos em 5 anos no Brasil

Brasileira Arrow Mobility aposta em novos modelos, parcerias e diversificação para acelerar expansão no transporte sustentável

Andrea Ramos

28 de out, 2025 · 8 minutos de leitura.

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Arrow Mobility
Arrow Mobility
Crédito:Arrow Mobility/Divulgação

A Arrow Mobility traçou uma meta ousada. A marca brasileira quer vender 4 mil veículos comerciais elétricos nos próximos cinco anos. Para alcançar o objetivo, a fabricante brasileira de utilitários elétricos investe na diversificação do portfólio, em novas parcerias com empresas de locação e em modelos adaptados às condições brasileiras, segundo o diretor comercial da marca, Claude Domingues Padilha.

Estratégia de expansão e novos públicos

A Arrow Mobility nasceu no auge da pandemia com a proposta de revolucionar o transporte urbano e o e-commerce. Naquele momento, a empresa identificou gargalos de produtividade e riscos logísticos nas entregas urbanas. Por isso, criou um veículo elétrico, volumoso e ágil, com design próprio e integração total entre cabine e compartimento de carga. O chamado Arrow One, elétrico a bateria.

“Desenvolvemos um produto para o novo tempo, com eficiência e sustentabilidade reais. Não fazia sentido criar um veículo em 2021 sem considerar as transformações ambientais e sociais que o mundo estava vivendo”, afirma Padilha.

Arrow Mobility
Claude Padilha explica que os planos é aumentar a presença a Arrow com novos veículos - Arrow Mobility/Divulgação

Além disso, o executivo destaca que o modelo nasceu com autonomia realista de 200 km, considerando uso com ar-condicionado e carga total. “Não trabalhamos com parâmetros comerciais ilusórios. Nosso compromisso é entregar autonomia verdadeira e respeito ao cliente”, reforça.


Locadoras impulsionam crescimento

Desde o início, as parcerias com locadoras impulsionaram o crescimento da marca. A Localiza foi a primeira a apostar no projeto, seguida pela Unidas (hoje incorporada à Localiza) e, mais recentemente, pela Addiante, empresa que também aposta em inovação e sustentabilidade.

Nesse sentido, atualmente, 70% das vendas da Arrow ocorrem via locação. Afinal, o modelo permite escala e exposição da marca entre frotistas e embarcadores. “A locação representa hoje cerca de 13% das vendas totais de veículos comerciais no Brasil. Esse formato é estratégico para acelerar a penetração da eletrificação. Sobretudo entre médios frotistas, que são mais conservadores com novas tecnologias”, explica Padilha.

Por outro lado, a parceria com locadoras também ajuda a posicionar o Arrow One como referência nacional em vans elétricas de carga. A empresa chega à unidade de número 100 vendida e projeta atingir 400 veículos até o fim de 2026, com o apoio da nova planta em Caxias do Sul (RS), que tem capacidade instalada para produzir até mil unidades por ano.

Arrow Mobility
O Arrow One de 5,5 t roda em grandes frotas do comércio eletrônico brasileiro - Arrow Mobility/Divulgação

Portfólio diversificado e foco no cliente

A nova fase da Arrow Mobility marca a diversificação do portfólio. O Arrow One, van elétrica de grande porte voltada ao transporte urbano, continuará em linha. Mas a marca prepara o Arrow Dois, veículo que chega com o nome nacionalizado de 5 a 7 m³. Assim, a proposta é que a estreia ocorra ainda no primeiro semestre de 2026.


“Esse modelo vai democratizar a eletrificação no transporte leve. É um carro com 200 km de autonomia, bateria de 54 kWh, capacidade de carga de mil quilos e torque de 27,5 mkgf. Ele foi totalmente projetado para o Brasil. Dessa forma, conta com suspensão reforçada, força para enfrentar rampas e preço competitivo. O modelo será um veículo elétrico com preço de veículo a combustão”, afirma Padilha.

Além disso, ainda neste ano, a fabricante entra em um novo segmento com o Arrow Motorhome. Ou seja, veículo desenvolvido em parceria com a Vegini, de Curitiba. O modelo estreia na Expo Motorhome, em Pinhais (PR), maior evento do setor na América Latina.

“O público de motorhome é ligado à natureza e já valoriza a eletrificação. Criamos um veículo com grande capacidade interna, alta autonomia e design moderno, ideal para viagens sustentáveis”, diz o executivo.

Pós-venda e rede técnica em expansão

Padilha destaca que 95% da frota circula em São Paulo, onde a empresa mantém estrutura completa de assistência técnica. “Atingimos 98% de disponibilidade da frota. Isso só é possível porque usamos componentes de primeira linha. Nesse sentido, inclusive nossos veículos usam baterias CATL, referência mundial em desempenho e segurança.”

Ademais, a marca também finaliza uma parceria com, segundo o executivo, uma das maiores redes de serviços automotivos do País para oferecer suporte eletrônico nacional. “Essa aliança será estratégica até que o volume justifique uma rede própria de concessionárias. No futuro, teremos pontos Arrow. Mas agora o foco está em ampliar o portfólio e consolidar presença de mercado”, explica.


Mercado em aceleração

Padilha observa que o Brasil vive um avanço rápido na eletrificação, embora ainda distante dos grandes mercados. “O País já é o que mais cresce no mundo em vendas de veículos eletrificados. Em outras palavras tivemos alta de quase 220% em 2024. A participação ainda é de 8,5% no total, mas vem subindo com força”, explica.

Segundo ele, o avanço no segmento de automóveis impulsiona o transporte de carga elétrico, que ainda representa menos de 1% das vendas no Brasil, ante 8% na média mundial. “Mas estamos na curva de aceleração. O interesse dos embarcadores e grandes frotistas é real. E quem investir cedo nessa transição vai liderar o mercado”, avalia.

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