A Volvo apresentou a linha FH 2026, que chega com avanços importantes em tecnologia, eficiência e conforto para o motorista. A grande novidade é o I-Torque, evolução do sistema chamado pela marca de aceleração Inteligente. Segundo a Volvo, essa solução eletrônica permite equilibrar bom desempenho com menor consumo de de combustível.
“Com o refinamento da IA, a performance dos caminhões da Volvo atinge um novo patamar", afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. "Na linha 2026, nossa engenharia extraiu ainda mais força em momentos críticos, como subidas e ultrapassagens. E mesmo assim, conseguimos reduzir o consumo”, diz.
- VEJA MAIS:
- Veja opções de caminhões 6x4 de 260 cv a 320 cv para construção civil
- Venda de caminhões à vista cresce por causa do juro alto, diz CEO da Traton Financial Service
- Scania transforma garrafas PET em grades de caminhões e reduz CO₂
Torque inteligente em ação
Conforme a Volvo, o I-Torque gerencia a entrega de força de acordo com a necessidade. Essa tecnologia monitora a posição do pedal do acelerador, a topografia da estrada, o peso da carga e a velocidade do caminhão. Assim, o sistema garante o torque ideal para cada situação, promovendo uma condução mais econômica e eficiente, informa a marca.
"Nos trechos planos, a exigência é menor, mas nas subidas a IA entra em ação para sustentar a marcha e manter o ritmo. Dessa forma, o motorista aproveita o melhor do motor, sem precisar se preocupar com ajustes manuais”, explica o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valério. Vale destacar que o I-Torque está disponível nos caminhões com motores de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv de potência.
Desempenho automático e simples
Além disso, o I-Torque facilita a condução, independentemente da experiência do motorista. Em uma subida, por exemplo, o sistema aplica automaticamente a força máxima para manter a velocidade e vencer o trecho da forma mais rápida e eficiente possível. “Basta acelerar buscando a velocidade desejada. Todo o controle acontece de forma automática. Ou seja, sem necessidade de apertar teclas ou monitorar o painel”, diz o engenheiro de vendas da Volvo, Júlio Lodetti.
Em uma década, consumo foi reduzido em até 15%
Segundo a marca, a nova tecnologia proporciona até 3% de redução no consumo de diesel. Sobretudo, o recurso é ainda mais útil no uso de composições pesadas e em rotas com relevo acentuado. Essa solução se som aos avanços que a Volvo vem acumulando ao longo do tempo.
“Desde 2015, reduzimos o consumo de diesel em mais de 15%, dependendo da aplicação e configuração (do caminhão). O I-Torque eleva ainda mais esse resultado, nivelando a condução de qualquer motorista ao desempenho dos melhores profissionais”, diz Valério.
Mais conforto e durabilidade
A linha Volvo FH 2026 também traz novos recursos de ergonomia para o motorista. A coluna de direção agora tem apenas duas alavancas multifuncionais, que concentram comandos de seta, piloto automático e freio motor. O objetivo é simplificar o uso e melhorar o conforto ao dirigir.
Além disso, a transmissão I-Shift recebeu atualizações. Assim, as engrenagens ganharam polimento de superfície, o que reduz o atrito. Como resultado, houve melhora na suavidade de funcionamento e aumento da durabilidade do conjunto, conforme a Volvo.
Outra evolução está no I-See, sistema que escolhe a marcha mais adequada para o momento com base em dados de conectividade, que permite "reconhecer" a topografia da via em tempo real. Segundo a Volvo, isso contribui para ampliar a eficiência e economizar combustível.

Reforço nas vendas do Volvo FH
Com as novidades da linha 2026, a Volvo aposta no reforço da liderança de vendas da linha FH. Ou seja, o caminhão pesado mais vendido do Brasil há sete anos consecutivos. “O FH é sinônimo de produtividade, robustez e segurança em qualquer tipo de operação. Agora, com o I-Torque, nossa inteligência artificial dá mais um salto e consolida o FH como referência em tecnologia de vanguarda”, diz Cavalcanti.