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GWM ultrapassa 2 mil caminhões a hidrogênio em operação na China

GWM supera 2 mil caminhões a hidrogênio em operação na China; empresa também testa a tecnologia no Brasil

Thiago Vinholes

20 de out, 2025 · 5 minutos de leitura.

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GWM, caminhões a hidrogênio,
A GWM entregou 1.000 caminhões FCEV na China somente neste ano
Crédito:GWM/Divulgação

A GWM Hydrogen-FTXT superou a marca de 2.000 caminhões movidos a célula a combustível de hidrogênio (FCEV, na sigla em inglês) em operação na China. A empresa atingiu esse número após colocar em serviço uma nova frota de 500 veículos na cidade de Baoding, no norte do país. De acordo com a montadora, apenas em 2025, a frota chinesa recebeu 1.000 novos caminhões FCEV da marca.

A frota recém-introduzida inclui 200 caminhões leves, destinados ao transporte refrigerado e à distribuição de alimentos, e 300 caminhões pesados, usados na logística de carvão. Atualmente, o grupo GWM figura entre os maiores fabricantes de veículos com célula de combustível do mundo, ao lado de nomes como Hyundai e Toyota.

Segundo a empresa, os resultados obtidos na China até agora indicam que o hidrogênio pode oferecer desempenho semelhante ao diesel, com a vantagem de cortar emissões e ruídos.

“A consolidação da frota de caminhões movidos a hidrogênio em operação reflete a maturidade tecnológica da GWM e o compromisso global da empresa com a descarbonização e despoluição do transporte. O hidrogênio é uma das chaves para uma mobilidade limpa, eficiente e de longo alcance”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

Brasil no mapa dos caminhões a hidrogênio

Recentemente, a GWM trouxe ao Brasil um caminhão a hidrogênio para testes. Trata-se do modelo Changzheng Q1H da If You, divisão do grupo chinês especializada em veículos FCEV. Está é a primeira que um veículo pesado com essa tecnologia de propulsão é avaliado no País.


GWM, If You
Caminhão a hidrogênio da GWM tem PBTC de 49 toneladas - GWM/Divulgação

O caminhão é equipado com um motor elétrico de 539 cv de potência e gera sua própria energia a bordo por meio de uma célula de combustível. Nesse sistema, a reação entre o hidrogênio armazenado em cilindros e o oxigênio do ar atmosférico produz eletricidade, emitindo apenas vapor d’água como subproduto. Conforme dados do fabricante, o modelo tem autonomia até 500 quilômetros e peso bruto total combinado (caminhão e implemento) de 49 toneladas.

Para viabilizar os testes do modelo no Brasil, a GWM formou uma parceria técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo (SP). O acordo foi formalizado durante a inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2) do IPT.

O LabH2 será um dos pontos de abastecimento do caminhão FVEV da GWM no Brasil. O local possui duas estações de abastecimento de hidrogênio: uma de 700 bar, para veículos leves, e outra de 350 bar, destinada a caminhões e ônibus. Além disso, o laboratório conta com infraestrutura para pesquisas que envolvem a produção, armazenamento, abastecimento e aplicação final do combustível de zero emissão.

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