À primeira vista, o Volvo F88 de 1973 chama a atenção pela cabine desbotada e pela carroceria repleta de marcas do tempo de trabalho. Todavia, por trás da pintura envelhecida há uma história rara de dedicação e respeito por um caminhão que sobreviveu a cinco décadas de estrada. O cavalo-mecânico, que foi aposentado apenas em 2023, percorreu o Reino Unido transportando toras de madeira. E acumulou uma trajetória que o transformou em ícone entre os entusiastas de veículos pesados.
O protagonista dessa história é Bob Carmichael, um veterano do transporte britânico que iniciou sua jornada com o F88 em 1983. Na época, ele tinha 35 anos e foi contratado por uma transportadora especializada em madeira. Poucos anos depois, decidiu comprar o caminhão e o semirreboque, tornando-se motorista autônomo.
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Um F88 adaptado, mas fiel à essência original
Ao longo das décadas, Bob cuidou do caminhão com zelo. Porém, em vez de buscar uma restauração estética, preferiu investir em melhorias mecânicas. Além disso, realizou substituições que tornaram o conjunto ainda mais confiável para o trabalho pesado.
Logo após adquirir o caminhão, ele trocou a cabine por outra em melhor estado e reformou o trem de força diversas vezes. O motor passou a ser o de 280 cv de um Volvo F10, o eixo de tração veio de um FL10, e a transmissão permaneceu a original de 16 marchas do F88. No entanto, mesmo com essas adaptações, o caminhão manteve o espírito dos clássicos. Ou seja, com direção direta, ausência total de eletrônica e, claro, nenhum limitador de velocidade.
Essas características garantiam uma experiência de condução puramente mecânica. Algo que, para Bob, valia mais do que qualquer brilho de pintura nova.
De ferramenta de trabalho a peça histórica
Durante 40 anos, o F88 rodou regularmente pelas estradas britânicas, cruzando o país de ponta a ponta. Além disso, Bob mantinha o veículo em condições impecáveis de funcionamento, passando por inspeções anuais sem dificuldade. Até os últimos anos antes da aposentadoria, ele ainda percorria entre 50 e 60 mil quilômetros por ano, operando o guindaste do reboque manualmente.
Mesmo participando de encontros e ralis de caminhões antigos, Bob sempre tratou o veículo como instrumento de trabalho. “Um Volvo foi feito para ter desempenho, não para parecer novo”, costumava dizer o veterano motorista.
Uma aposentadoria com legado preservado
Mas quando completou 75 anos, em 2023, Bob decidiu se aposentar. O caminhão, por sua vez, completava 50 anos naquele mesmo período. Contudo, ele não quis vendê-lo a qualquer um. A condição era que o comprador deveria manter o F88 em perfeitas condições mecânicas. Mas sem repintá-lo ou descaracterizá-lo.
Essa missão coube ao britânico Richard Turner, colecionador e entusiasta de caminhões clássicos. Ele já conta com outro Volvo antigo. Por isso, se comprometeu a preservar o F88 azul exatamente como o encontrou.
Além disso, o caminhão se tornou estrela em revistas especializadas. E continua sendo presença marcante em evento, onde segue encantando fãs e fotógrafos.
Autenticidade sobre perfeição
O Volvo F88 de Bob Carmichael representa mais do que um caminhão antigo. Em outras palavras, é um retrato fiel de uma época em que o transporte dependia de força, habilidade e paixão. Porém, o mais notável é que sua beleza está justamente nas marcas do tempo.
Ao manter o veículo com suas cicatrizes e desgastes originais, Richard Turner não apenas preserva um pedaço da história do transporte, mas também mantém viva a filosofia de seu antigo dono. Um Volvo deve continuar rodando, mesmo quando já virou lenda.