Mercado

Em caminhões pesados Volvo FH 540 lidera com folga

Mesmo com a retração de cerca de 20% nas vendas em 2025, o segmento de caminhões pesados é o mais importante do Brasil

Andrea Ramos

13 de out, 2025 · 5 minutos de leitura.

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Caminhões pesados, Volvo
Volvo FH 540 segue líder na categoria dos caminhões pesados
Crédito:Volvo/Divulgação

O mercado de caminhões pesados vem atravessando uma fase de retração significativa no Brasil. De acordo com dados da Anfavea, as vendas da categoria acumulam queda próxima de 20% em 2025. Além disso, a participação dos modelos pesados no total de caminhões vendidos caiu de 51,75% em 2024 para 44,72% entre janeiro e setembro deste ano. Esse movimento mostra uma reconfiguração no mix de produtos vendidos, com os segmentos de médios e semipesados ganhando terreno.

No entanto, mesmo com o cenário de desaceleração, a Volvo Caminhões mantém a liderança com ampla folga. O FH 540 ocupa a primeira posição no ranking, com 3.930 unidades emplacadas até setembro e 10,74% de participação. Na sequência aparecem o DAF XF 530, com 2.677 unidades, e o Volvo FH 460, com 2.630 emplacamentos.

Potências intermediárias ganham espaço

Além do ajuste no volume de vendas, o perfil do comprador também vem mudando. Caminhões com potências na faixa dos 460 a 480 cv estão cada vez mais presentes nas frotas. Enquanto os modelos acima de 500 cv, antes dominantes, perdem espaço. Isso reflete um comportamento atual do mercado de caminhões. A crise no agro também reverberou nas vendas dos pesados, sobretudo os de maior potência, geralmente usados para puxar rodotrem de 74 t.

Além disso, essa tendência indica que os caminhões 6x2 estão mais aquecidos nas vendas do que os 6x4. Também impulsionados pelo aumento do uso de semirreboques de quatro eixos, que permitem elevar a capacidade de carga sem perder competitividade frente ao bitrem.

Consolidação da Volvo e avanço da DAF

Mesmo em um ambiente mais competitivo, a Volvo se mantém como referência de desempenho e confiabilidade. O domínio da marca sueca é evidente, três modelos da linha FH e um VM aparecem entre os cinco primeiros colocados. No entanto, a DAF, com o XF 530 e o XF 480, reforça sua presença no topo da lista e se consolida como principal concorrente direta da Volvo entre os extrapesados rodoviários.


Por outro lado, o Scania 460 R segue mostrando força no transporte de longa distância. Enquanto a Iveco e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (com o S-Way 480 e o 28.480, respectivamente) ampliam sua representatividade nesse nicho.

Mudança estrutural no mix do mercado

No acumulado de 2025, os caminhões pesados representam 44,72% das vendas totais, mas já cederam espaço para os semipesados, que agora têm 33,30% de participação, ante 28,96% em 2024. Em resumo, o setor de caminhões pesados vive uma fase em que perde volume, mas mantém relevância no transporte rodoviário de longa distância.

Na lista dos 10 modelos mais vendidos, a mudança ocorreu na última posição. O Actros 2548 da Mercedes-Benz voltou para o ranking e tirou o Scania R 450 Plus.

Caminhões pesados
O caminhão trucado da Mercedes-Benz volta para o ranking na décima posição - Mercedes-Benz/Divulgação

Os 10 caminhões pesados mais vendidos em setembro e no acumulado e em 2025

  1. Volvo FH 540 – 510 (3.930)
  2. DAF XF 530 – 201 (2.677)
  3. Volvo FH 460 – 289 (2.630)
  4. Volvo VM 360 – 271 (2.414)
  5. Scania 460 R Super – 182 (2.025)
  6. DAF XF 480 – 184 (1.775)
  7. Volvo FH 500 – 182 (1.505)
  8. Iveco S-Way 480 – 115 (1.394)
  9. VW Constellation 28.480 – 125 (1.149)
  10. Mercedes-Benz Actros 2548 – 120 (1.090)
    Fonte: Fenabrave

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