A Toyota Motor Corporation e a Daimler Truck AG anunciaram oficialmente a criação da Archion Corporation, holding que unirá as operações da Hino Motors Ltd. e da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation. O início das atividades está previsto para 1º de abril de 2026, após a conclusão dos trâmites regulatórios e a aprovação dos conselhos e acionistas das empresas envolvidas.
- VEJA MAIS:
- Implementos rodoviários escondem tecnologias avançadas; conheça as principais
- IA atua como aliada, mas também representa uma ameaça no combate ao roubo de carga
- Iveco Daily Multifuel usa etanol e gás para reduzir em até 95% as emissões de CO₂
A nova companhia terá sede em Tóquio. O acordo, assinado em junho de 2025, define que Toyota e Daimler Truck deterão 25% cada do capital da Archion, que controlará integralmente tanto a Hino quanto a Mitsubishi Fuso.
Segundo o comunicado conjunto, o nome “Archion” combina as ideias de arcos (em inglês, arches), representando conexão entre empresas e pessoas, e eons, termo que remete à longevidade e ao futuro do transporte. O conceito reflete a intenção de construir um elo duradouro entre as marcas e seus públicos, com o objetivo de “entregar o futuro da mobilidade comercial”, de acordo com as companhias.
Integração industrial
A Archion vai unificar as operações e reduzir sobreposições entre Hino e Mitsubishi Fuso. A estratégia prevê uma linha integrada de veículos leves, médios e pesados.
De acordo com o plano, a integração deve gerar ganhos de escala e eficiência, sobretudo nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e logística. As empresas pretendem reduzir de cinco para três o número de fábricas de caminhões no Japão até 2028.
As operações industriais serão concentradas nas unidades da Mitsubishi Fuso em Kawasaki, Koga e Nitta, enquanto a fábrica de Hamura, da Hino, será transferida para a Toyota. Além disso, as atividades da planta de Nakatsu, da Mitsubishi Fuso, serão incorporadas pela linha de produção em Kawasaki.
Investimento em novas tecnologias e mobilidade limpa
Os recursos obtidos com a formação a Archion serão parcialmente destinados a investimentos em tecnologias CASE — sigla em inglês para veículos Conectados, Autônomos, Compartilhados e Elétricos. Conforme anunciado pelos fabricantes, essa linha de negócios será a base para o crescimento da nova companhia, que também planeja acelerar projetos de caminhões elétricos e a hidrogênio.
Satoshi Ogiso, CEO da Hino e CTO designado da Archion, afirmou que a união das quatro companhias permitirá um avanço tecnológico mais rápido. “Ao combinar os pontos fortes das quatro empresas, aceleraremos o desenvolvimento das tecnologias CASE”, afirmou. Ele destacou ainda que o grupo buscará “uma cultura corporativa que valoriza o aprendizado mútuo e respeita a diversidade”.
Governança e estrutura de liderança
A Archion Corporation terá Karl Deppen como presidente, Hetal Laligi no posto de diretor financeiro (CFO) e Satoshi Ogiso na posição de diretor de tecnologia (CTO). Além deles, Christian Herrmann, da Daimler Truck, e Kiyotaka Ise, da Sumitomo Riko, atuarão como diretores não executivos.
A holding ainda planeja nomear quatro diretores externos independentes. “Nosso objetivo é elevar a resiliência financeira e o desempenho a um nível de referência comparável”, afirmou Laligi. “A alocação de capital em linha com essa estratégia permitirá a criação de valor sustentável.”
Embora as marcas Fuso e Hino mantenham operações separadas e identidades próprias, ambas passarão a atuar sob diretrizes comuns. As empresas divulgarão mais detalhes sobre a integração operacional e o portfólio de produtos à medida que o processo avançar. A conclusão do acordo ainda depende da aprovação das autoridades regulatórias e dos acionistas das companhias envolvidas.