A Mercedes-Benz celebra os bons resultados de vendas de ônibus elétricos no Brasil. De acordo com a marca, 400 unidades do urbano eO500U já foram emplacadas no País. Vale lembrar que esse número refere-se ao acumulado desde o início de 2024, quando o modelo chegou ao mercado, até o mês passado.
“Essas 400 unidades, com tecnologia 100% desenvolvida pela marca foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, especialmente da capital”, diz o vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa.
Segundo o executivo, o avanço da mobilidade elétrica na capital paulista está em linha com o compromisso global da Daimler Buses de promover soluções de descarbonização do transporte e fortalecer princípios de ESG. Nesse sentido, ele destaca os benefícios para o meio ambiente e a sociedade. Ou seja, zero emissão local de CO₂ e baixos níveis de ruídos e vibrações.
- VEJA MAIS:
- Brasil venderá 113,5 mil caminhões médios e semipesados no Brasil
- Mercedes-Benz Accelo 1017 mantém liderança e consolida nova fase no segmento
- Caminhões 4x2: Volkswagen Constellation 19.380 vs Mercedes-Benz Axor 2038
Ônibus tem mais de 5 milhões de quilômetros rodados
O avanço da frota de ônibus elétricos na região chama a atenção. Apenas na cidade de São Paulo, os ônibus eO500U somam mais de 5 milhões de quilômetros rodados. Conforme a Mercedes-Benz, esses modelos estão em operação em mais de 10 garagens de empresas.
“No dia 22 de setembro, a Prefeitura anunciou a entrega de 120 novos ônibus elétricos, sendo 80 da nossa marca”, diz Barbosa. Entre as empresas que operam com o modelo estão Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto.

Tecnologia desenvolvida no Brasil
Totalmente desenvolvido no Brasil, o eO500U foi projetado para atender a realidade brasileira e de outros países da América Latina, segundo Barbosa. Dessa forma, ele é produzido em série desde o fim de 2022 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Atualmente, o modelo também participa de testes e demonstrações em outros estados. Entre eles, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Futuramente, deve iniciar operações no Rio de Janeiro.
Além disso, a Mercedes-Benz já testa o ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024. O modelo passará por avaliações internas em 2025. E deve entrar em operação comercial em 2026, inclusive com exportações para países da América Latina.
Nesse sentido, Chile e Argentina já receberam unidades para demonstração, e México será o próximo destino. No caso chileno, o modelo foi aprovado tecnicamente quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros. Ou seja, fatores essenciais para a viabilidade econômica da eletrificação.
Eletrificação depende de compromisso coletivo
Para a Mercedes-Benz, a consolidação da eletromobilidade no Brasil depende da união de esforços entre governos e iniciativa privada. “Para que essa solução seja sustentável do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso empenho efetivo de todos os players”, afirma o vp de ônibus da Mercedes-Benz.
Segundo ele, a viabilização do financiamento de ônibus elétricos e da infraestrutura de recarga é determinante. “De nossa parte, temos plena capacidade de produção para atender cidades brasileiras e demais mercados da América Latina”, explica.
Desempenho e tecnologia
Baseado no chassi do O 500, o eO500U é um modelo Padron 4x2 de piso baixo, com carrocerias de até 13,2 metros. Ele oferece autonomia de até 270 km.
O sistema de recarga utiliza tecnologia plug-in CC2, padrão global da Daimler Buses, e leva até três horas para carga completa. Além disso, a nova geração de baterias NMC3, a mesma dos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa, garante eficiência e durabilidade.
O veículo proporciona condução suave, extremamente silenciosa e confortável. Dessa forma, segue o conceito eletroeletrônico do europeu eCitaro, com componentes como baterias, direção elétrica, motores e eixos desenvolvidos com a mesma base tecnológica.
Suporte e serviços
Além disso, a marca da estrela mantém uma equipe exclusiva de eMobility. Sendo responsável por apoiar clientes, motoristas, concessionários e gestores na transição da tração a diesel para a elétrica.
Esse suporte inclui consultoria especializada sobre infraestrutura de recarga, gestão de frota e manutenção, além de treinamento técnico para concessionárias e oficinas. Dessa forma, a empresa assegura atendimento qualificado e continuidade operacional.
Além disso, o eO500U sai de fábrica com o sistema de telemetria FleetBus totalmente ativado, pronto para uso desde o primeiro dia de operação. O recurso fornece informações em tempo real sobre desempenho dos veículos e comportamento dos motoristas, permitindo gestão de frota mais eficiente.
O FleetBus está disponível para veículos novos e seminovos. E inclui módulos de telemetria, chicotes e antenas.