A Geotab anunciou o lançamento no Brasil do Geotab Ace, o primeiro assistente de inteligência artificial generativa voltado à gestão de frotas. Segundo a empresa, a ferramenta aumenta a eficiência operacional ao simplificar o acesso dos gestores às informações.
- VEJA MAIS:
- Tesla Semi divide opiniões: potência e conforto agradam, mas alcance e cabine geram críticas
- Caminhão elétrico eActros 400 atinge autonomia maior que prevista em teste no Brasil
- Scania cria divisão de baterias para eletrificação de máquinas pesadas
O Geotab Ace funciona dentro do MyGeotab, plataforma de gestão da Geotab que reúne e analisa dados de veículos conectados. De acordo com a companhia, o sistema com IA utiliza comandos em linguagem natural. Dessa forma, gestores podem fazer perguntas diretas, como “Quais veículos excederam o limite de velocidade no último mês?” ou “Qual foi o rendimento médio de combustível por rota?”.
Conforme a empresa, em poucos segundos, a IA fornece respostas às perguntas com análises e visualizações claras, sem necessidade de códigos ou comandos técnicos.
"Trata-se de uma tecnologia que simplifica o acesso e a interpretação de dados complexos, permitindo transformar informação em ação de forma ágil, com impactos diretos na segurança, na eficiência e na sustentabilidade das operações de transporte", disse Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil.
IA da Geotab se adapta ao idioma e mantém histórico
Segundo a Geotab, a nova ferramenta foi desenvolvido com base nos princípios de IA Responsável, adotados globalmente pela companhia. A empresa informou ainda que todo o processamento dos dados de frotas ocorre em ambiente seguro, sem repasse a plataformas abertas ou APIs externas. Além disso, o sistema adapta automaticamente o idioma e o formato das respostas.
Ainda de acordo com a empresa, o Geotab Ace possui memória contextual. Ou seja, o sistema mantém histórico das conversas com o usuário, o que permite retomar perguntas anteriores e comparar resultados em momentos distintos.