A Scania apresentou na Busworld Europe 2025, em Bruxelas, na Bélgica, sua nova plataforma de ônibus elétricos a bateria de piso alto. O lançamento marca a estreia da marca sueca no segmento de ônibus elétricos. Segundo a companhia, o produto atente operações urbanas e viagens intermunicipais, com flexibilidade para receber diversas carrocerias.
- VEJA MAIS:
- Volvo recebe nota máxima em nova avaliação de segurança do Euro NCAP
- Caminhão elétrico eActros 400 atinge autonomia maior que prevista em teste no Brasil
- Scania cria divisão de baterias para eletrificação de máquinas pesadas
De acordo com a empresa, a plataforma com piso alto foi desenvolvida para alcançar autonomia de até 600 quilômetros e oferecer espaço para bagagem semelhante ao de um ônibus a combustão. Além disso, a Scania indica o chassi elétrico para traslados de aeroportos, transporte de equipes esportivas e escolar.

A plataforma inclui versões com motores elétricos de até 330 kW (448,6 cv), enquanto as baterias chegam a 534 kWh. Já o sistema de carregamento suporta até 325 kW, permitindo recargas rápidas. “Os vários recursos oferecidos por esta nova plataforma atenderão às preocupações dos operadores de ônibus sobre a combinação de operações de emissão zero com as necessidades de tarefas urbanas e de viagens”, disse Carl-Johan Lööf, Chefe de Gestão de Produtos para Soluções de Transporte de Pessoas da Scania.
Em comunicado, a fabricante aponta que a nova plataforma oferece um "caminho escalável" para a eletrificação de sistemas de transporte de ônibus em cidades em regiões da África, Ásia e América do Sul. A Scania, no entanto, ainda não informou detalhes sobre a produção ou quando o produto chegará ao mercado.