A Marcopolo firmou uma parceria estratégica com a Volvo Buses para vender ônibus completos na França e na Itália, marcando seu retorno ao mercado europeu. Pelo acordo, a empresa brasileira ficará responsável pela fabricação do modelo rodoviário Paradiso G8 1200 adaptado às exigências locais, enquanto a Volvo cuidará das vendas e do suporte pós-venda, usando sua rede de assistência na região.
- VEJA MAIS:
- Volvo recebe nota máxima em nova avaliação de segurança do Euro NCAP
- Caminhão elétrico eActros 400 atinge autonomia maior que prevista em teste no Brasil
- Scania cria divisão de baterias para eletrificação de máquinas pesadas
De acordo com André Armaganijan, CEO da Marcopolo, a parceria com a Volvo Buses está alinhada com a estratégia de retorno da marca ao mercado europeu. “Identificamos uma oportunidade concreta de oferecer soluções sob medida, com um produto desenvolvido para atender às demandas específicas da França e da Itália”, disse o executivo.
Segundo a empresa, o Paradiso G8 1200 será oferecido na França e Itália em versões 4x2 e 6x2. Além disso, o ônibus brasileira passará por processos de homologação para operar em outros países na Europa. A previsão da empresa que é as primeiras entregas ocorram até o final de 2026.
Expansão global da Marcopolo
Atualmente, a Marcopolo possui fábricas no Brasil, China, Colômbia e México. Os ônibus da Geração 8, por exemplo, circulam em países da América do Sul, África, Ásia e Oceania. Por outro lado, a empresa não atuava na Europa desde 2009, quando encerrou suas operações na fábrica de Coimbra, em Portugal.
Além disso, a fabricante brasileira foi uma expositoras no Busworld Europe 2025, a maior feira de ônibus do mundo, realizada neste mês em Bruxelas, na Bélgica. Recentemente, a Marcopolo também anunciou o lançamento do ônibus rodoviário Audace 1050 na África e o Paradiso G8 na Austrália.