Notícias

Iveco apresenta Daily Multifuel movido a etanol, GNV e biometano

Protótipo Iveco Daily Multifuel, movido a etanol, GNV e biometano, emite quase 10 vezes menos CO₂ que veículos a diesel

Thiago Vinholes

06 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco, Daily Multifuel,
Etanol, GNV ou biometano: motor do Daily Multifuel gera até 135,9 cv de potência
Crédito:Iveco/Divulgação

A Iveco apresentou o protótipo Daily Multifuel, capaz de operar com etanol, gás natural veicular (GNV) e biometano. Segundo o fabricante, a tecnologia, baseada em combustíveis de baixa emissão, pode se tornar uma alternativa ao diesel nas operações de transporte urbano de cargas.

O modelo está sendo testado em versões de 3,5 e 7,2 toneladas e utiliza o motor FPT Industrial F1C, ciclo Otto, de 3 litros. De acordo com a Iveco, o motor possui dois sistemas de injeção de combustível: um para líquidos, como o etanol, e outro para gases, incluindo GNV e biometano. Além disso, o projeto tem a colaboração da Unesp, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal de Itajubá.

A montadora informou que o motor alcança até 100 kW de potência (136 cv) e 35,7 mkgf de torque. Ainda segundo a Iveco, o Daily Multifuel registrou maior autonomia e redução de emissões ao utilizar GNV e biometano. O fabricante, porém, ainda não divulgou dados adicionais sobre desempenho.

Carlos Fraga, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, afirmou que o Daily Multifuel mantém a mesma capacidade da linha Daily, mas com a flexibilidade de abastecimento. “Os principais desafios são garantir produtividade equivalente à dos modelos a diesel, manutenção simplificada, possibilidade de produção em Sete Lagoas (MG) e custo total de propriedade competitivo em cinco anos.”

Daily Multifuel mostra redução significativa de emissões de CO₂

Usando etanol, as emissões de CO₂ do Daily Multifuel chegam a 28,5 gCO₂/MJ, três vezes menores que as do diesel, que alcançam 86,5 gCO₂/MJ, conforme dados da Iveco. Abastecido com biometano, a taxa cai para 9,38 gCO₂/MJ, quase dez vezes inferior à do diesel.


A apresentação do protótipo faz parte da estratégia multienergética da fabricante, que combina veículos elétricos, movidos a gás natural e biometano. Para Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, o Brasil ocupa um papel central nesse plano. “Contamos com uma matriz energética única, em que as fontes renováveis representam uma grande vantagem estratégica. A perspectiva de crescimento do mercado de propulsão alternativa nos próximos anos, somada à necessidade de renovação da frota, representa uma oportunidade significativa para a marca”, afirmou.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião