Mercado

Caminhões semipesados 8x2 ganham força no transporte regional; veja modelos

Caminhões semipesados 8x2 atendem produtores rurais e operadores logísticos que buscam versatilidade e boa velocidade média

Andrea Ramos

08 de out, 2025 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Fotos: Mercedes-Benz

As vendas de caminhões semipesados 8x2 estão em alta no Brasil. Sobretudo impulsionados pela alta do consumo interno e das operações de distribuição regional. Além disso, a retração dos emplacamentos de extrapesados cria uma oportunidade para o avanço de modelos rígidos, que têm preços mais acessíveis.

Essa configuração se consolidou há cerca de 15 anos como uma das preferidas de verdureiros e pequenos transportadores, por exemplo. Afinal, oferecem boa capacidade de carga em relação aos caminhões com tração 6x2. Além disso, se destacam pela robustez e a agilidade nas entregas.

Caminhões semipesados 8x2 ganham força no transporte regional; conheça os modelos
DAF CF 310 8x2 tem potência de 308 cv, motor Paccar PX-7 e câmbio ZF - Fotos: DAF

VEJA MAIS:

Ao mesmo tempo, oferecem bom espaço interno. Com têm cabine leito, facilitam a vida do motorista que precisa pernoitar na estrada. Ademais, como têm motores com potências entre 300 cv e 360 cv, garantem bom desempenho em rodas de até 400 km. Afinal, combinam boa velocidade média com consumo de combustível adequado.


Caminhões semipesados 8x2 ganham força no transporte regional; conheça os modelos
Mercedes-Benz Atego 3033 8x2 aposta no custo-benefício - Fotos: Mercedes-Benz

Motores mais eficiência dos caminhões 8x2

Todos os seis modelos do tipo disponíveis no Brasil têm motores com sistema de injeção common-rail e pós-tratamento SCR. O DAF CF 310 8x2, por exemplo, tem motor Paccar PX-7 de 6,7 litros, de 308 cv e 122 mkgf, bem como câmbio ZF de nove marchas, com opções manual e automatizada.

Por sua vez, o Iveco Tector 31-320 8x2 vem com motor FPT NEF 6, também de 6,7 litros. Nesse caso, são 320 cv e 112 mkgf. A transmissão, da Eaton, é automatizada de 10 marchas.

O Mercedes-Benz Atego 3033 8x2 aposta no motor OM 926 LA de 7,2 litros. O modelo tem potência de 321 cv e torque 127,5 mkgf, acoplado à transmissão PowerShift automatizada de 12 velocidade.

Caminhões semipesados 8x2 ganham força no transporte regional; conheça os modelos
O Iveco Tector 31-320 8x2 traz motor FPT de 320 cv, câmbio Eaton, sendo a opção mais acessível do segmento - Fotos: Iveco

Volvo VM 360 8x2R é o mais potente e tecnológico do grupo - Fotos: Volvo

Na faixa mais premium, o Scania P 320 8x2 é movido pelo motor DC9 de 9,3 litros, que entrega 320 cv e expressivos 163 mkgf, trabalhando em conjunto com a caixa automatizada Opticruise de 12 marchas.

O Volkswagen Constellation 30.320 8x2 utiliza o motor MAN D0836 de 6,9 litros, com 315 cv e 122,4 mkgf. O modelo está disponível com a transmissão ZF V-Tronic automatizada. Mas também oferece a versão manual, ambas de 9 velocidades.

Por fim, o Volvo VM 360 8x2R é o mais potente do grupo. Assim, entrega motor D8K de 7,7 litros que gera 360 cv e 144 mkgf, aliado à transmissão I-Shift de 12 marchas, reconhecida pela inteligência eletrônica que melhora o consumo e reduz o desgaste da embreagem.

Peso bruto e capacidade de tração

A escolha por um 8x2 normalmente está ligada ao equilíbrio entre custo operacional e capacidade de carga. O PBT legal dos modelos se mantém em 29 toneladas. Mas alguns caminhões oferecem limites técnicos superiores.


Nesse sentido, o DAF CF alcança 33 t, enquanto o Volvo VM chega a 31,4 t e pode atingir até 45 t de CMT, dependendo da configuração. Mercedes-Benz Atego 3033 e VW Constellation 30.320 se mantêm próximos, com 30,2 t e 31,2 t técnicos, respectivamente. Enquanto o Iveco Tector 31-320 acompanha a mesma faixa com 31,2 t. O Scania P 320, mesmo limitado a 29 t, compensa com o alto torque, que garante vantagem em retomadas e subidas. Especialmente em regiões de relevo acidentado.

Caminhões semipesados 8x2 ganham força no transporte regional; conheça os modelos
O VW Constellation 30.320 8x2 com motor MAN de 315 cv e câmbio V-Tronic é versátil para operações regionais - Fotos: VWCO

Suspensão e conforto na operação

Outro ponto de diferenciação está nas suspensões. O Mercedes-Benz Atego 3033 oferece opção de suspensão pneumática traseira, ideal para operações com cargas sensíveis, como frutas e verduras. O Volvo VM 360 também se destaca ao oferecer opção pneumática no eixo traseiro, aliando robustez e conforto.

O Scania P 320, por sua vez, leva o conceito de cabine a outro nível no segmento, trazendo recursos de conforto próximos aos dos extrapesados, com múltiplas opções de acabamento, ar-condicionado automático e suspensão pneumática. O DAF CF aposta em cabines Space e Sleeper, funcionais e inspiradas nos pesados. Enquanto o Volkswagen mantém seu foco na praticidade.

Preços e posicionamento

De acordo com a tabela Fipe de setembro de 2025, o mais acessível é o Iveco Tector 31-320, a R$ 653.920,00, seguido de perto pelo Mercedes-Benz Atego 3033, que custa R$ 674.735,00. Além disso, o DAF CF 310 8x2 aparece por R$ 699.422,00, enquanto o Volkswagen Constellation 30.320 fica em R$ 756.733,00. Já na ponta superior estão o Scania P 320, a R$ 834.344,00, e o Volvo VM 360, que lidera com R$ 865.285,00.


Esse posicionamento reflete a estratégia de cada fabricante. Iveco e Mercedes apostam no custo-benefício para atrair transportadores de menor porte. DAF e Volkswagen brigam pelo meio do mercado, entregando preços competitivos. Scania e Volvo se firmam como opções premium, voltadas a quem busca mais conforto, torque e eficiência operacional, mesmo com investimento inicial mais alto.

O Scania P 320 8x2 com motor DC9 de 320 cv é o mais premium da categoria - Fotos: Scania

Ainda sobre mercado, alguns dos fabricantes informaram participação de vendas desses modelos. Ate agosto, a Scania vendeu 749 unidades do P 320 8x2. Já a Mercedes-Benz emplacou um pouco mais de 1.032 unidades. Contudo, a Volkswagen, no mesmo período, teve 746 unidades vendidas do modelo. O DAF CF 310 emplacou 964 modelos.

Ficha comparativa dos caminhões 8x2

ModeloMotorPotênciaTorqueTransmissãoPBT técnico / legalCMTPreço Fipe
DAF CF 310 8x2Paccar PX-7 6,7L308 cv @ 2.200 rpm1.200 Nm @ 1.200-1.500 rpmZF 9 marchas manual/automatizada33 t / 29 t35 tR$ 699.422,00
Iveco Tector 31-320 8x2FPT NEF 6 6,7L320 cv @ 2.200 rpm1.100 Nm @ 1.300-1.900 rpmEaton Autoshift 10 marchas31,2 t / 29 t35 tR$ 653.920,00
Mercedes-Benz Atego 3033 8x2OM 926 LA 7,2L321 cv @ 2.200 rpm1.250 Nm @ 1.200-1.600 rpmPowerShift 12 marchas30,2 t / 29 t36 tR$ 674.735,00
Scania P 320 8x2DC9 9,3L320 cv @ 1.900 rpm1.600 Nm @ 1.000-1.300 rpmOpticruise 12 marchas29 t36 tR$ 834.344,00
VW Constellation 30.320 8x2MAN D0836 6,9L315 cv @ 2.200 rpm1.200 Nm @ 1.200-1.700 rpmZF V-Tronic manual/automatizada31,2 t / 29 t36 tR$ 756.733,00
Volvo VM 360 8x2RD8K 7,7L360 cv @ 2.200 rpm1.400 Nm @ 1.100-1.600 rpmI-Shift 12 marchas31,4 t / 29 taté 45 tR$ 865.285,00
Fonte: DAF, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião