O Fiat Fiorino completa em 2025 seus 45 anos de atuação no mercado brasileiro. Lançado em 1980, o modelo surgiu a partir do compacto de passeio Fiat 147, mas projetado para atender demandas urbanas de transporte de cargas leves.
- VEJA MAIS:
- Mercado de caminhões recua 20% em agosto, mas exportações triplicam
- Caminhão elétrico roda 250 km de Santos a Paulínia com container de 27 t
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
Antes de lançar o Fiorino, a Fiat já havia explorado o segmento de utilitários leves com o 147 Furgão, em 1977, e o 147 Pickup, em 1978. No entanto, foi o Fiorino que consolidou a presença da marca na categoria no Brasil.

Evolução do Fiorino ao longo das décadas
A primeira fase do Fiorino incluiu, a partir de 1982, novas configurações. Entre elas estavam a versão Settegiorni, com bancos rebatíveis para transporte de passageiros, a Vetrato, com vidros no compartimento de carga, e a Combinato, que permitia acomodar mais pessoas por meio de bancos laterais traseiros. Todas traziam como característica comum o bagageiro instalado sobre a cabine, pensado para aumentar a capacidade de transporte e melhorar a aerodinâmica do veículo.
Em 1988, a produção do Fiorino 147 foi encerrada. Entretanto, a Fiat introduziu um sucessor imediato: o Fiorino Furgão, baseado no Fiat Uno. Esse novo modelo trouxe maior capacidade de carga, chegando a 2.700 litros e 540 kg.

Em 2014, chegou a terceira geração do Fiorino, construída sobre a base do Novo Uno, lançado em 2010. Nessa etapa, o modelo ganhou maior porte, capacidade de transportar até 650 kg e motor 1.4 EVO flex.
Atualização recente e liderança no mercado
Na linha 2025, o Fiorino recebeu atualizações. A principal novidade foi a introdução do motor 1.3 flex, que entrega até 107 cv e 13,7 mkgf de torque com etanol, além de garantir melhora de 14% no consumo em comparação com a versão anterior. Entre os novos equipamentos, destacam-se direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus (iTMPS) e sensor de temperatura externa.

De acordo com a montadora, essas mudanças reforçaram a posição de liderança do Fiorino no mercado nacional. Somente nos oito primeiros meses de 2025, o modelo emplacou mais de 13.400 unidades, assegurando 25,8% de participação entre os veículos comerciais leves. O utilitário da Fiat lidera esse segmento no Brasil há 22 anos consecutivos.