Notícias

Fiat Fiorino faz 45 anos e segue como o utilitário leve mais vendido do Brasil

Utilitário criado a partir do Fiat 147, Fiorino hoje está na terceira geração e lidera o segmento de veículos utilitários no Brasil

Thiago Vinholes

03 de out, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fiorino, Fiat
Lançado em 1980, o Fiorino surgiu a partir do compacto Fiat 147
Crédito:Fiat/Divulgação

O Fiat Fiorino completa em 2025 seus 45 anos de atuação no mercado brasileiro. Lançado em 1980, o modelo surgiu a partir do compacto de passeio Fiat 147, mas projetado para atender demandas urbanas de transporte de cargas leves.

Antes de lançar o Fiorino, a Fiat já havia explorado o segmento de utilitários leves com o 147 Furgão, em 1977, e o 147 Pickup, em 1978. No entanto, foi o Fiorino que consolidou a presença da marca na categoria no Brasil.

Fiorino, Fiat
Primeira geração do Fiorino foi produzida até 1988 - Fiat/Divulgação

Evolução do Fiorino ao longo das décadas

A primeira fase do Fiorino incluiu, a partir de 1982, novas configurações. Entre elas estavam a versão Settegiorni, com bancos rebatíveis para transporte de passageiros, a Vetrato, com vidros no compartimento de carga, e a Combinato, que permitia acomodar mais pessoas por meio de bancos laterais traseiros. Todas traziam como característica comum o bagageiro instalado sobre a cabine, pensado para aumentar a capacidade de transporte e melhorar a aerodinâmica do veículo.

Em 1988, a produção do Fiorino 147 foi encerrada. Entretanto, a Fiat introduziu um sucessor imediato: o Fiorino Furgão, baseado no Fiat Uno. Esse novo modelo trouxe maior capacidade de carga, chegando a 2.700 litros e 540 kg.


Fiat,
A segunda geração usava a base do primeiro Uno - Fiat/Divulgação

Em 2014, chegou a terceira geração do Fiorino, construída sobre a base do Novo Uno, lançado em 2010. Nessa etapa, o modelo ganhou maior porte, capacidade de transportar até 650 kg e motor 1.4 EVO flex.

Atualização recente e liderança no mercado

Na linha 2025, o Fiorino recebeu atualizações. A principal novidade foi a introdução do motor 1.3 flex, que entrega até 107 cv e 13,7 mkgf de torque com etanol, além de garantir melhora de 14% no consumo em comparação com a versão anterior. Entre os novos equipamentos, destacam-se direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus (iTMPS) e sensor de temperatura externa.

Fiat, furgão
Utilitário mais vendido do Brasil: a terceira geração do Fiorino tem a base do Novo Uno - Fiat/Divulgação

De acordo com a montadora, essas mudanças reforçaram a posição de liderança do Fiorino no mercado nacional. Somente nos oito primeiros meses de 2025, o modelo emplacou mais de 13.400 unidades, assegurando 25,8% de participação entre os veículos comerciais leves. O utilitário da Fiat lidera esse segmento no Brasil há 22 anos consecutivos.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião