A Mercedes-Benz Trucks anunciou que a nova geração do caminhão elétrico eActros 400 estará disponível para encomenda na Europa a partir de outubro deste ano. O veículo é baseado no eActros 600 e amplia as opções da marca para transporte pesado de longa distância e distribuição urbana. Segundo a fabricante, o modelo oferecerá configurações modulares que incluem diferentes capacidades de bateria, cabines e distâncias entre eixos, permitindo que empresas adaptem o caminhão às suas necessidades.
- VEJA MAIS:
- Mercado de caminhões recua 20% em agosto, mas exportações triplicam
- Caminhão elétrico roda 250 km de Santos a Paulínia com container de 27 t
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
Conforme dados do fabricante, o novo modelo conta com dois conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), totalizando 414 kWh, e pode alcançar autonomia de até 480 quilômetros. Em comparação, o eActros 600 utiliza três conjuntos de baterias, com capacidade total de 621 kWh, e alcance que chega a cerca 560 quilômetros. Ainda segundo a montadora, ambos os modelos permitem carregamento rápido via CCS2, com tempos de 46 minutos para o eActros 400 e 70 minutos para o eActros 600, de 10% a 80% da carga.

Além disso, a escolha da variante do veículo influencia a carga útil. O eActros 400, por ser mais leve, pode transportar mais de 25 toneladas em combinação com um semirreboque padrão. Dessa forma, supera em aproximadamente 3 toneladas a capacidade do eActros 600.
Cabines, conforto e segurança do novo eActros 400
A Mercedes-Benz oferece duas opções de cabine para o novo eActros 400: a cabine L, com entrada mais baixa e dimensões compactas, indicada para operações com muitas entradas e saídas; e a ProCabin, maior e mais aerodinâmica, destinada a viagens de longa distância com pernoites. As duas versões incluem sistemas de câmeras MirrorCam, que substituem retrovisores tradicionais por câmeras digitais.

O eActros 400 também está equipado com sistemas de assistência ao motorista que permitem condução semiautomática em nível SAE 2. De acordo com a montadora, a nova plataforma eletrônica do caminhão processa dados 20 vezes mais rápido que as versões anteriores, ampliando a detecção de pedestres, ciclistas e veículos em movimento. Além disso, o sistema incorpora funcionalidades de monitoramento da atenção do motorista.
O cockpit do caminhão conta com o Multimedia Cockpit Interactive 2, que exibe informações sobre nível de carga, autonomia, consumo de energia e navegação. Ademais, o sistema permite controle de funções como ar-condicionado, aquecimento e telefonia por comandos de toque de voz, reduzindo a necessidade de distração do motorista.

Conectividade, infraestrutura e produção
A Mercedes-Benz disponibilizará serviços digitais para o eActros 400, como TruckLive, My TruckPoint e o aplicativo Remote Truck 3.0. Segundo a empresas, essas soluções permitem monitorar remotamente o estado do veículo, gerenciar manutenção e receber alertas de trânsito em tempo real.
A produção do eActros 400 ocorrerá na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, na mesma linha do eActros 600, e em paralelo à produção de caminhões a diesel. Componentes como eixo elétrico e transmissão, são fornecidos por outras unidades da Daimler Truck, localizadas em Mannheim, Kassel e Gaggenau. A Daimler Truck também busca expandir a rede de carregamento na Europa com a marca TruckCharge, que prevê mais de 3.000 pontos de recarga rápida até 2030.