Notícias

Nova geração do caminhão elétrico eActros 400 será lançada na Europa ainda neste ano

Mercedes-Benz expandirá linha eActros na Europa em 2026 com nova geração de caminhões pesados elétricos e modulares

Thiago Vinholes

03 de out, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

eActros 400, Mercedes-Benz, caminhão elétrico
Segunda geração do eActros 400 conta com dois conjuntos de baterias, totalizando 414 kWh
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz Trucks anunciou que a nova geração do caminhão elétrico eActros 400 estará disponível para encomenda na Europa a partir de outubro deste ano. O veículo é baseado no eActros 600 e amplia as opções da marca para transporte pesado de longa distância e distribuição urbana. Segundo a fabricante, o modelo oferecerá configurações modulares que incluem diferentes capacidades de bateria, cabines e distâncias entre eixos, permitindo que empresas adaptem o caminhão às suas necessidades.

Conforme dados do fabricante, o novo modelo conta com dois conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), totalizando 414 kWh, e pode alcançar autonomia de até 480 quilômetros. Em comparação, o eActros 600 utiliza três conjuntos de baterias, com capacidade total de 621 kWh, e alcance que chega a cerca 560 quilômetros. Ainda segundo a montadora, ambos os modelos permitem carregamento rápido via CCS2, com tempos de 46 minutos para o eActros 400 e 70 minutos para o eActros 600, de 10% a 80% da carga.

eActros 400, Mercedes-Benz, caminhão elétrico
Modelo possui dois motores elétrico integrados - Mercedes-Benz/Divulgação

Além disso, a escolha da variante do veículo influencia a carga útil. O eActros 400, por ser mais leve, pode transportar mais de 25 toneladas em combinação com um semirreboque padrão. Dessa forma, supera em aproximadamente 3 toneladas a capacidade do eActros 600.

Cabines, conforto e segurança do novo eActros 400

A Mercedes-Benz oferece duas opções de cabine para o novo eActros 400: a cabine L, com entrada mais baixa e dimensões compactas, indicada para operações com muitas entradas e saídas; e a ProCabin, maior e mais aerodinâmica, destinada a viagens de longa distância com pernoites. As duas versões incluem sistemas de câmeras MirrorCam, que substituem retrovisores tradicionais por câmeras digitais.


Mercedes-Benz, caminhão elétrico
Cockpit tem o novo sistem Multimedia Cockpit Interactive 2 - Mercedes-Benz/Divulgação

O eActros 400 também está equipado com sistemas de assistência ao motorista que permitem condução semiautomática em nível SAE 2. De acordo com a montadora, a nova plataforma eletrônica do caminhão processa dados 20 vezes mais rápido que as versões anteriores, ampliando a detecção de pedestres, ciclistas e veículos em movimento. Além disso, o sistema incorpora funcionalidades de monitoramento da atenção do motorista.

O cockpit do caminhão conta com o Multimedia Cockpit Interactive 2, que exibe informações sobre nível de carga, autonomia, consumo de energia e navegação. Ademais, o sistema permite controle de funções como ar-condicionado, aquecimento e telefonia por comandos de toque de voz, reduzindo a necessidade de distração do motorista.

caminhão elétrico,
Novo eActros 400 tem autonomia de até 480 km - Mercedes-Benz/Divulgação

Conectividade, infraestrutura e produção

A Mercedes-Benz disponibilizará serviços digitais para o eActros 400, como TruckLive, My TruckPoint e o aplicativo Remote Truck 3.0. Segundo a empresas, essas soluções permitem monitorar remotamente o estado do veículo, gerenciar manutenção e receber alertas de trânsito em tempo real.


A produção do eActros 400 ocorrerá na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, na mesma linha do eActros 600, e em paralelo à produção de caminhões a diesel. Componentes como eixo elétrico e transmissão, são fornecidos por outras unidades da Daimler Truck, localizadas em Mannheim, Kassel e Gaggenau. A Daimler Truck também busca expandir a rede de carregamento na Europa com a marca TruckCharge, que prevê mais de 3.000 pontos de recarga rápida até 2030.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião