A Suspensys, empresa do Grupo Randon especializada em eixos e suspensões, apresentou ao mercado sua mais recente inovação. O eixo autodirecional pneumático AXYS4, desenvolvido exclusivamente para atender implementos rodoviários de quatro eixos. O produto marca a estreia de uma nova família de componentes, batizada de AXYS, voltada ao segmento que mais cresce no transporte de cargas no Brasil.
Segundo o diretor-executivo da Suspensys, Ricardo Barion, o grande diferencial do novo componente está no fato de ser um projeto dedicado, e não uma adaptação de produtos anteriores. Além disso, ele oferece altura superior de suspensão. Assim, facilita a operação em rampas de balanças e manobras com o eixo suspenso. “Hoje somos referência no segmento em altura do solo, tanto no pneu quanto nos demais componentes”, destacou.
VEJA MAIS:
- Volvo estreia maior ônibus elétrico do mundo no Brasil
- Volkswagen Caminhões e EcoRodovias iniciam testes com B100
- CEO da Marcopolo fala sobre a volta à Europa com o G8 após 16 anos
Tecnologia sob medida
Outro ponto tecnológico é a redução de peso da suspensão pneumática. Mais leve e com menor custo total de operação (TCO), o novo eixo conta com peças forjadas da própria Suspensys, bem como fundidas fornecidas pela Castertech, também do Grupo Randon. O que garante maior durabilidade e resistência.
Além disso, para facilitar a manutenção, a Suspensys introduziu componentes como buchas e pinos cônicos, e de uma barra de ligação inédita que melhora o alinhamento. Do mesmo modo, reduz o desgaste dos pneus.
Testado em mais de 600 mil quilômetros no campo de provas da Randon, o Axis 4 chega ao mercado validado em condições extremas. Na prática, isso representa até cinco anos de rodagem simulada, combinando confiabilidade e eficiência para frotistas e transportadores.
Mercado em transformação e aposta da Suspensys
O lançamento acontece em um momento estratégico. Apesar da retração geral na produção de caminhões e carretas, o segmento de semirreboques com quatro eixos cresce de forma consistente. Dados do setor mostram que o modelo já responde por 20% do mercado, perde apenas para os graneleiros que representam 30% das vendas, supera o tradicional semirreboque de três eixos (18%) e tira espaço do bitrem, que perdeu relevância.

No agronegócio, o quarto eixo se consolidou ainda mais. Em 2022, ele representava 30% dos graneleiros vendidos. Neste ano, já alcança 60% da participação. Essa virada justifica o foco da Suspensys.
“Mesmo com o mercado total em queda, o segmento de quatro eixos segue em expansão. Por isso, fazia todo sentido lançar agora esse componente”, afirmou Barion.
Ademais, com o novo eixo, a empresa projeta consolidar sua liderança. A Randon, maior fabricante de implementos do Brasil e também parte do grupo, já confirma a migração integral para o novo componente. Na prática, isso garante à Suspensys uma fatia inicial de 28% de share do mercado de eixos autodirecionais. Além disso, a companhia planeja expandir o fornecimento para outros fabricantes que hoje dependem de concorrentes.
Expansão e tendências futuras
Além disso, a empresa também mantém sua aposta em inovação com o eixo elétrico e-Sys, disponível para carretas, que atua como propulsor auxiliar. Dessa forma, pode reduzir em até 15% o consumo de combustível em determinadas aplicações.
Embora não exista integração direta entre o Exis e o novo AXYS4, Barion afirma que ambos podem trabalhar em conjunto. Dessa forma abrindo espaço para soluções ainda mais completas em eficiência energética e sustentabilidade.

Preparando o terreno para 2026
Mesmo diante de um cenário de estoques elevados e produção em queda nas montadoras e implementadoras, a Suspensys aposta em acelerar vendas e consolidar sua participação. Portanto, o lançamento do AXYS4 não é apenas um movimento técnico, mas também estratégico, voltado a preparar a empresa para um novo ciclo de novos negócios esperado a partir de 2026.
“Temos agora um produto moderno, validado e pronto para crescer com o mercado. Esse eixo chega para atender as principais demandas dos clientes. E fortalecer nossa posição como líder em eixos e suspensões no Brasil”, concluiu Barion.
Parcerias estratégicas com montadoras
Além do foco em implementos, a Suspensys reforça sua presença diretamente nas linhas de produção de caminhões. A fábrica de Mogi Guaçu (SP), inaugurada em fevereiro, já responde por 100% do fornecimento de eixos dianteiros da Mercedes-Benz no Brasil.
Além disso, a empresa também integra o consórcio modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), onde atua como fornecedora e montadora de eixos e suspensões para toda a linha de veículos da marca. Essas operações consolidam a estratégia de ampliar a participação não apenas no segmento de implementos, mas também no fornecimento direto às montadoras.
Como resultado, graças a essa combinação de novas tecnologias em eixos para implementos, além das parcerias estratégicas com Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões, a Suspensys encerrou 2024 com números expressivos. A companhia alcançou 103 mil eixos produzidos. Esse desempenho reforça sua liderança no setor. E segundo Ricardo Barion deve fechar este ano com resultado um pouco mais expressivo. Porém, por ser uma empresa de Capital aberto, o executivo não revela a aposta.