O setor de transportes responde por uma fatia expressiva das emissões de gases de efeito estufa. Por isso, soluções que unem eficiência operacional e sustentabilidade tornam-se cada vez mais urgentes. Nesse sentido, a TIXlog, empresa de soluções logísticas da Ypê, incorporou nove caminhões Scania GH 460 6x4 X-Gas movidos a Gás Natural Veicular (GNV).
Além disso, os veículos chegam por meio de parceria estratégica com a Localiza Pesados e a Scania Brasil. Assim, a ação celebra os 75 anos da Ypê e fortalece seu compromisso ambiental. Os caminhões desenvolvem potência de 460 cv, têm autonomia de até 450 quilômetros na tração 6x4 e capacidade de 311 m³ de gás nos cilindros. Inicialmente, as rotas incluem Amparo (SP), Salto (SP) e Extrema (MG).
VEJA MAIS:
- Cabine Volvo Globetrotter XL completa 30 anos; relembre a história
- MAN TGX roda mais de 3,2 milhões de km e vence competição
- Nova geração Scania surge na China e pode chegar à Europa
Sustentabilidade com eficiência operacional
Segundo o gerente de frota da TIXlog, Gean Andrews Scudilio, a frota a gás reafirma a visão de futuro da companhia. “A chegada dos caminhões movidos a GNV reforça que é possível unir eficiência operacional e responsabilidade ambiental”, diz.
Todavia, o sucesso da operação só se tornou possível com a parceria da Localiza Pesados. A empresa atua no fornecimento, gestão de manutenção e suporte técnico. Para o executivo de pesados da locadora, Alex Machado, o projeto traduz o propósito da companhia. “Nosso papel é apoiar empresas que buscam soluções logísticas sustentáveis. Assim, oferecemos os veículos, bem como a infraestrutura de suporte e gestão especializada”, disse.

Caminhões Scania movidos a gás como solução imediata
A Scania lidera a oferta de caminhões a gás no Brasil. Nesse sentido, a marca enxerga o GNV e o biometano como alternativas já disponíveis para reduzir emissões no transporte de cargas. E deve fechar este ano com 2 mil unidades vendidas a gás, desde que a tecnologia da marca foi lançada no País, em 2019.
Além disso, a fabricante destaca que, quando abastecidos com biometano, os caminhões podem cortar até 90% das emissões de CO₂. “Com iniciativas como a da TIXlog e da Ypê, mostramos que é possível conciliar produtividade e sustentabilidade”, explica o gerente de vendas de soluções a frotistas da Scania Operações Comerciais Brasil, André Gentil.
Empresas reforçam compromisso ESG
Ao unir indústria, logística e locação, a iniciativa demonstra que a transição energética no transporte pode avançar em colaboração entre diferentes elos da cadeia.