Mobilidade

Micro-ônibus elétrico autônomo circula em Madri e é gratuito

A EMT Madrid e a CTAG lançaram um micro-ônibus gratuito, autônomo e elétrico de 12 lugares que circula em um circuito de 2 quilômetros com seis paradas

Redação

27 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

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A EMT Madrid e a CTAG lançaram um micro-ônibus gratuito, autônomo e elétrico de 12 lugares que circula em um circuito de 2 quilômetros com seis paradas
A EMT Madrid e a CTAG lançaram um micro-ônibus gratuito, autônomo e elétrico de 12 lugares que circula em um circuito de 2 quilômetros com seis paradas
Crédito:Fotos: CTAG
A EMT Madrid e a CTAG lançaram um micro-ônibus gratuito, autônomo e elétrico de 12 lugares que circula em um circuito de 2 quilômetros com seis paradas

Madri lançou seu primeiro ônibus autônomo em vias públicas. Trata-se de um micro-ônibus elétrico desenvolvido pela EMT Madrid em conjunto com o CTAG (Centro de Tecnologia Automotiva da Galícia), que está circulando em um circuito no bairro de Casa de Campo.

O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Além disso, o percurso é circular, com 1,8 quilômetro de extensão e seis paradas distribuídas pela região.

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Reconhece a estrada, semáforos, pedestres e ciclistas

O veículo, fabricado na Espanha, tem 12 lugares. E conta com telas de informações internas e externas para os passageiros. Todavia, a proposta é familiarizar o público com a direção autônoma aplicada ao transporte urbano.

Todavia, do ponto de vista técnico, o micro-ônibus integra um sistema avançado de sensores que processa parâmetros operacionais em tempo real, como velocidade, trajetória e status de portas e rampas. Ele opera com automação de Nível 4. Ou seja, reconhece vias, semáforos, pedestres e ciclistas, tomando decisões de forma autônoma, com um supervisor de bordo intervindo apenas em casos excepcionais. Além disso, com foco na segurança, a velocidade máxima é limitada a 15 km/h.


O projeto foca em segurança e acessibilidade, além de auxílios eletrônicos à condução. Nesse sentido, o controle integrado de sistemas busca otimizar a segurança e a eficiência do serviço e garantir o uso por pessoas com mobilidade reduzida.

Esta não é a primeira incursão da EMT e da CTAG neste campo. Uma demonstração urbana utilizando esta plataforma já foi realizada em 2024. Assim, as duas entidades mantêm um acordo de colaboração desde 2022 para promover a mobilidade elétrica, conectada e autônoma.

O projeto piloto faz parte de uma tendência regional rumo à automação. A Comunidade de Madri anunciou um serviço de condução autônoma para 2026. Dessa forma, está preparando um marco legal para consolidar Madri como um campo de testes para a condução autônoma.

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