A Volvo Trucks anunciou uma atualização em seu sistema Driver Alert Support (Sistema de Alerta ao Motorista), responsável por monitorar o estado de atenção dos motoristas de caminhão. Segundo o fabricante, a nova versão incorpora uma câmera de rastreamento ocular, além da já existente câmera frontal, elevando a precisão na detecção de fadiga e distração ao volante.
- VEJA MAIS:
- Mercado de caminhões recua 20% em agosto, mas exportações triplicam
- Caminhoneiros surdos querem espaço nas estradas e desafiam preconceito
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
A câmera ocular fica instalada na parte superior do visor lateral da cabine. De acordo com a Volvo, o equipamento identifica sinais de distração com base na direção da visão do motorista. Já a câmera frontal monitora a trajetória do veículo em relação à faixa e ao acostamento, detectando comportamentos típicos de sonolência ou desatenção.
Além disso, quando o sistema identifica sinais preocupantes, o motorista recebe alertas visuais em forma de mensagens no painel e avisos sonoros. Caso o comportamento continue, os alertas se intensificam para aumentar as chances de reação.
O Driver Alert Support entra em funcionamento automaticamente quando o veículo é ligado, mas pode ser desativado por meio de um interruptor. A câmera ocular funciona a partir de velocidades acima de 18 km/h, o que evita interferências em situações de baixa velocidade. Segundo a Volvo, essas configurações seguem parâmetros técnicos definidos pela legislação europeia.
Detector de distração será obrigatório na Europa
A atualização no sistema de alerta ao motorista da Volvo já atende às novas regras de segurança da União Europeia. A partir de julho de 2026, todos os caminhões vendidos no países do bloco deverão contar com sistemas de Alerta Avançado de Distração do Motorista (ADDW).
Conforme anunciado pela montadora, o novo sistema será incluído como item de série nos caminhões pesados FH e FM e também nos médios FL e FE em mercados da União Europeia. Outros países do continente, como Noruega, Suíça e Reino Unido também receberão a tecnologia. Em outras regiões, a Volvo continuará oferecendo a versão atual do sistema, equipada apenas com a câmera frontal. A produção dos veículos com a atualização começa em novembro de 2025.