Notícias

DAF inicia produção da segunda geração dos caminhões elétricos XD e XF

Novos caminhões elétricos da DAF têm perfil aerodinâmico melhorado e podem percorrer mais de 500 quilômetros

Thiago Vinholes

25 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

DAF, XD Electric, XF Electric, lançamento, caminhão elétrico,
Nova geração do XD e XF Electric substitui a linha lançada em 2018
Crédito:DAF/Divulgação

A DAF Trucks iniciou neste mês a produção em série dos caminhões elétricos XD e XF Electric de segunda geração. De acordo com o fabricante holandês, os veículos oferecem autonomia de até 500 quilômetros com uma única carga, dependendo da configuração de bateria. Além disso, os modelos possuem novas tecnologias voltadas à segurança e ao conforto do motorista.

Os novos caminhões utilizam dois modelos de sistemas elétricos da Paccar: EX-D1 e EX-D2, com potências que variam de 170 kW (230 cv) a 350 kW (480 cv). Ambos possuem dois motores elétricos e transmissão de três velocidades. Segundo o fabricante, quando o caminhão opera sob carga parcial, apenas um motor é acionado, e a segunda unidade entra em funcionamento conforme necessário.

XD Electric, caminhão elétrico,
Novo XD Electric: modelo pode receber até cinco pacotes de baterias - DAF/Divulgação

A versão EX-D1 equipa o XD Electric de até 29 toneladas, com torque máximo de 153 mkgf e capacidade de frenagem regenerativa de 270 kW(367 cv) de potência. Já o PACCAR EX-D2, disponível nos modelos XD e XF Electric, comporta PBT de 50 toneladas com torque de 245 mkgf e frenagem regenerativa de 350 kW (476 cv).

Baterias modulares

A DAF oferece os novos XD e XF Electric em configurações com duas a cinco baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) modulares, com capacidade de 210 kWh a 525 kWh. Segundo o fabricante, essa variedade permite que operadores escolham o número de baterias adequado à aplicação, equilibrando autonomia e capacidade de carga. De acordo com a empresa, equipados com cinco conjuntos de baterias, os caminhões podem percorrer mais de 500 quilômetros.


XB Electric, caminhão elétrico, lançamento,
Nova gama tem versões rígidas e cavalo mecânico - DAF/Divulgação

Design aerodinâmico

Segundo a DAF, o design do XD e do XF Electric foi otimizado para melhorar o desempenho aerodinâmico. As mudanças incluem para-brisas e cantos arredondados, bem como painéis sem folgas e saias laterais. Os caminhões também utilizam câmeras digitais em vez de espelhos retrovisores, com telas individuais para cada lado na cabine.

DAF, XD Electric, XF Electric, lançamento, caminhão elétrico,
Retrovisor digital: sem os espelhos externos, o caminhão fica mais aerodinâmico - DAF/Divulgação

A nova geração XD e XF Electric está disponível em diferentes configurações: tratores 4x2, rígidos 4x2 e 6x2, com variações de cabine curta, leito ou alta leito.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião