A Volvo Trucks alcançou a marca de 1 milhão de caminhões conectados em circulação globalmente. Dessa forma, somente na América Latina, 165 mil veículos contam com tecnologia de monitoramento remoto. O que garante maior eficiência às frotas.
O avanço faz parte de uma estratégia que coloca a conectividade no centro do desenvolvimento da marca. Afinal, os pesados de hoje não se limitam a força bruta. Contam com sistemas sofisticados, como softwares. Por isso, cada vez mais transportadores utilizam os serviços digitais da Volvo para manter suas operações em movimento, e garantir segurança e menor custo.
VEJA MAIS:
- Venda de caminhões e ônibus disparam em 2025 e de elétricos patinam
- Mercedes-Benz vai oferecer caminhão a gás no Brasil e já testa protótipos
- Caminhões médios e semipesados emplacam mais que Volvo FH 540
Produtividade e disponibilidade em foco
Seja como for, a fabricante organiza seus serviços conectados em duas frentes principais, disponibilidade e produtividade. No primeiro caso, o objetivo é evitar paradas não programadas. Com isso, sistemas de monitoramento permitem identificar o desgaste de componentes e planejar manutenções no momento certo.

Além disso, a Volvo realiza atualizações de software remotamente. Ou seja, sem necessidade de visita à oficina, o que reduz custos e tempo de inatividade.
Já os serviços voltados à produtividade oferecem ferramentas para gestão de frota e planejamento de operações. Esses recursos ajudam a reduzir o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, aumentam a segurança dos motoristas. Segundo a marca, esse pacote de soluções traz ganhos diretos para os transportadores e benefícios indiretos para toda a sociedade.
Dados que impulsionam inovação
O uso de dados coletados pelos caminhões conectados também fortalece o desenvolvimento de novos produtos. A Volvo aplica métodos analíticos avançados e inteligência artificial para interpretar informações de campo. Dessa forma, consegue acelerar projetos, criar soluções e oferecer serviços mais sustentáveis.
“Com os serviços conectados podemos apoiar nossos clientes de várias maneiras: otimizando a disponibilidade, reduzindo o consumo de combustível e tornando toda a operação mais eficiente e segura. É fantástico atingir a marca de 1 milhão de caminhões conectados”, destaca o vice-presidente sênior de gestão de produtos da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren.
App centraliza informações
Para facilitar o acesso dos transportadores às informações, a empresa disponibiliza o aplicativo Volvo Connect. A plataforma integra dados dos veículos, oferecendo visão completa da frota em tempo real. Assim, gestores conseguem tomar decisões mais rápidas, enquanto motoristas se beneficiam de recursos de conveniência e segurança a bordo.