A BYD apresentou na China, em 15 de setembro, a sua plataforma de ônibus elétrico de terceira geração. O primeiro modelo a utilizar a nova base é o C11, um ônibus urbano de 11 metros de comprimento. Segundo informações do fabricante divulgadas na mídia chinesa, o veículo possui uma arquitetura elétrica de 1.000 volts, algo inédito no setor de transporte coletivo.
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A montadora não informou quando iniciará as vendas nem quais mercados receberão o C11, mas adiantou que o modelo terá cinco opções de bateria — 184 kWh, 257 kWh, 311 kWh, 425 kWh e 593 kWh — com autonomia de 220 a 730 quilômetros, dependendo da aplicação.
O veículo é equipado com baterias do tipo Blade, de fosfato de ferro-lítio (LFP), integradas diretamente ao chassi. De acordo com o fabricante, esse arranjo, disponível na nova plataforma de terceira geração, tem maior rigidez estrutural, reduz a altura em relação ao solo e preserva espaço interno para bagagens.
Além disso, o novo projeto da BYD traz uma nova eletrônica com elementos de carboneto de silício e um sistema atualizado de gerenciamento térmico. Segundo a empresa, esses dispositivos de nova geração reduzem o consumo de energia em até 18% e ampliam a autonomia do veículo em climas frios entre 50 e 80 quilômetros.
Diferenças e vantagens do sistema de 1.000 volts
O grande destaque técnico da plataforma de terceira geração da BYD é o sistema de 1.000 volts, que substitui as arquiteturas tradicionais de 400 V ou 800 V. Na prática, essa configuração significa que a mesma potência pode ser entregue com correntes menores. Como resultado, há menos perdas por aquecimento, maior eficiência e cabos mais leves, segundo o fabricante.
Outra vantagem está no carregamento. A alta tensão permite taxas de recarga mais rápidas, desde que a infraestrutura seja compatível, o que reduz o tempo de parada dos veículos. Além disso, a mesma arquitetura pode alimentar de forma mais eficiente os sistemas auxiliares do veículo, como climatização e eletrônica embarcada.
Segurança e sistemas embarcados de terceira geração
A plataforma de terceira geração da BYD também introduz novos recursos de segurança ativa. Entre eles está o Driver Disability Assistance 2.0, que permite que passageiros acionem um botão de emergência para parar o ônibus em caso de incapacidade do condutor. Há ainda um sistema de estabilização que atua em milissegundos quando ocorre estouro de pneu em velocidades de até 100 km/h, bem como controle inteligente de torque (iTAC) e suspensão ativa opcional em um ou ambos os eixos.