As vendas de caminhões e ônibus a gás dispararam no Brasil em 2025. Conforme dados da Anfavea, que reúne as fabricantes, e da Fenabrave, representante das concessionárias, o avanço foi de 100,7%. Ou seja, no acumulado de janeiro a agosto, os emplacamentos somaram 584 unidades, ante 291 registradas em igual período de 2024. Vele dizer que os modelos com motor a diesel detém 98,5% do mercado total.
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Embora os números absolutos sejam tímidos, trata-se de um avanço e tanto. Além disso, o segmento vai ganhar ainda mais fôlego em breve, com o ingresso da Mercedes-Benz. A marca não revelou quando isso irá ocorrer, mas já testa protótipos a gás e/ou biometano no País. Entre os segmentos que têm investido em caminhões a gás está o de transporte de médias e longas distâncias, como cana-de-açúcar e madeira.
Por sua vez, as vendas de caminhões e ônibus elétricos derrapam. Conforme os números da Anfavea e da Fenabrave, de janeiro a agosto foram emplacadas 786 unidades. Portanto, houve queda de 7% na comparação com as 845 registradas nos oito primeiros meses de 2024.
Venda de caminhões elétricos têm retração
Segundo os dados da Fenabrave, em agosto a queda foi ainda maior, de 22%. Em outras palavras, foram emplacadas 21 unidades no mês passado, ante 27 em julho. No mesmo sentido, na comparação com os 24 emplacamentos de agosto de 2024, houve retração de 12,5%.
Da mesma forma, considerando apenas os caminhões elétricos, houve recuo de 28,7% no acumulado de 2025. Ou seja, foram vendidas 238 unidades de janeiro a agosto deste ano, ante 334 no mesmo período de 2024. A redução reflete principalmente a falta de incentivos fiscais para a compra desse tipo de veículo, potencializada pelas altas taxas de juros.
Ônibus elétricos têm forte alta no ano

Vale dizer que no segmento de ônibus a tendência é inversa. Apesar da retração de 74% em agosto ante julho, com 41 e 160 emplacamentos, respectivamente, no ano o resultado é positivo. Assim, considerando o acumulado dos oito primeiros meses, a alta foi de 152,2%. Ou seja, as vendas passaram de 61 unidades em 2024 para 512 no mesmo período de 2025.
O avanço é resultado da troca da frota de ônibus urbanos com motor a diesel por elétricos. Sobretudo para atender as novas regras impostas por várias prefeituras de munícipios brasileiros, como São Paulo, por exemplo. Assim, marcas como Induscar, Mercedes-Benz e BYD lideram os emplacamentos.
Vendas de caminhões elétricos de janeiro a agosto de 2025
- JAC – 100 (42,0%)
- Volkswagen – 80 (33,6%)
- Tesla – 23 (9,7%)
- Foton – 10 (4,2%)
- Nanjing – 8 (1,7%)
- Mercedes-Benz – 5 (2,10%)
- Sany 4 (1,6%)
- XCMG – 3 (1,3%)
- Agrale – 1 (0,4%)
- Higer – 1 (0,4%)
Vendas de ônibus elétricos de janeiro a agosto de 2025
- Induscar (Marcopolo) – 178 (34,8%)
- Mercedes-Benz – 143 (27,9%)
- BYD – 134 (26,2%)
- Higer – 11 (2,1%)
- Marcopolo – 10 (2,0%)
- Ankai – 9 (1,8%)
- Volkswagen – 4 (0,8%)
- Scania – 1 (0,2%)
Fonte: Fenabrave