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Caminhão elétrico chinês Windrose R700 é aprovado para rodar nos EUA

Certificação do Departamento de Transportes dos EUA autoriza o Windrose R700 a circular em rodovias americanas

Thiago Vinholes

17 de set, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Windrose R700
Entregas do Windrose R700 começam este ano nos EUA
Crédito:Windrose/Divulgação

O caminhão elétrico pesado Windrose R700, desenvolvido na China, recebeu a certificação do Departamento de Transportes (DOT) dos Estados Unidos. O processo de homologação envolveu uma série de exigências técnicas e de segurança. Ao todo, o veículo cumpriu 30 conjuntos de regulamentações, somando 7.004 requisitos, passou por 112 testes individuais e gerou 174 relatórios técnicos. Com a aprovação, a fabricante prevê iniciar as entregas no país até o fim deste ano.

A certificação do DOT é obrigatória para qualquer veículo que entre no mercado americano. O sistema funciona por meio de autodeclaração com supervisão governamental, exigindo que as empresas apresentem documentação de conformidade e exibam o selo da certificação em seus produtos.

Fora dos EUA, a homologação também tem peso relevante, já que é reconhecida em outros países da América do Norte e serve como referência para padrões internacionais de segurança no transporte rodoviário.

Caminhão elétrico de longo alcance

Conforme dados da Windrose, o R700 conta com uma bateria de mais de 700 kWh, que oferece autonomia de 600 quilômetros com carga total e velocidade média de 100 km/h. Ainda de acordo com o fabricante, o veículo foi construído sobre uma plataforma elétrica de 800 volts, o que permite carregamento ultrarrápido.

Windrose R700
Banco do motorista é posicionado no centro da cabine - Windrose/Divulgação

Com suporte ao sistema de carregamento em megawatt (MCS), o modelo pode recuperar 400 quilômetros de alcance em apenas 35 minutos, informa a marca. Além disso, é compatível com o padrão CCS1, o mais utilizado nas estações de recarga da América do Norte.

O primeiro lote de caminhões certificados deverá operar principalmente em rodovias da Califórnia, Texas, Nevada e Arizona, estados que concentram projetos de eletrificação da frota. Segundo a Windrose, a escolha dessas regiões permite avaliar o desempenho do veículo em diferentes condições de relevo e clima e aproveitar a infraestrutura de recarga já instalada.

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