Lançado em 1990, o Renault Magnum redefiniu o design e o conceito dos caminhões de longa distância em todo o mundo. O modelo da marca francesa foi o primeiro a contar com cabine “flat floor”, sem túnel de transmissão, projetada para oferecer maior conforto ao motorista e aumentar significativamente o espaço interno. Além do piso plano, assentos ajustáveis, painel ergonômico e camas mais confortáveis completavam o pacote.
- VEJA MAIS:
- Mini picape elétrica Telo MT1 tem mais 500 cv e leva quase uma tonelada de carga
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
- São Paulo recebe primeiro teste de miniônibus elétrico com piso baixo
Até a chegada do Magnum, apenas os caminhões americanos ofereciam níveis elevados de conforto, com cabines espaçosas e ergonomia pensada para o bem-estar do motorista. Na Europa, os fabricantes, limitados por regras de dimensões mais rigorosas, produziam veículos mais simples, que mesmo assim eram referência e reproduzidos em vários países, inclusive no Brasil, que tinham padrões parecidos.
A Renault, por outro lado, inovou ao criar um novo estilo de cabine mais confortável para o motorista e dentro dos limites de porte exigidos na Europa e outros mercados de referência. O Magnum era oferecido em versões cavalo mecânico e rígidos com tração 4x2 ou 6x2.

O Magnum foi desenhado por Marcello Gandini, designer italiano que projetou carros como o Lamborghini Countach e o Citroën BX. Além disso, o modelo da Renault foi o primeiro caminhão criado pelo designer.
Renault AE Magnum influenciou todo o setor
Na Europa, os caminhões pesados mais conhecidos na época incluíam modelos como o Mercedes-Benz NG Series, Volvo F16 e Scania 2-Series. Com o lançamento do Renault AE Magnum, toda a concorrência ficou atrás em termos de conforto para o condutor. Além disso, o novo design era uma forma do fabricante expressar sua valorização pela profissão dos motoristas.

A partir do Magnum, a ergonomia, o espaço interno e o conforto a bordo passaram a ser fatores centrais no desenvolvimento de novos caminhões de longa distância. O impacto do modelo francês também influenciou caminhões vendidos em outros mercados e todos os fabricantes europeus adotaram a cabine flat floor. Atualmente, fabricantes asiáticos também aplicam esse conceito em seus caminhões.
A Renault produziu a série Magnum até 2013 e, em seguida, lançou a linha T, que manteve a cabine de piso plano e continua em produção até hoje, sendo o principal caminhão pesado da marca.